Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Alunos do Profiap participam de oficina sobre educação escolar quilombola em comunidades no Jalapão

    Alunos do Profiap participam de oficina sobre educação escolar quilombola em comunidades no Jalapão

    Atividade buscou aproximar o conhecimento acadêmico das práticas sociais e da gestão pública em contextos diversos

    Por  Samuel Lima (texto e edição) | e | Revisão: Paulo Aires  | Publicado em 02/12/2025 - 17:32  | Atualizado em 05/12/2025 - 14:10
    Compartilhe:

    A vivência promovida pelo Mestrado Profissional em Administração Pública (Profiap/UFT) proporcionou aos estudantes uma imersão nas realidades das comunidades quilombolas do Tocantins, fortalecendo o compromisso da Universidade Federal do Tocantins com a formação cidadã e a integração entre ensino, pesquisa e extensão. A atividade, organizada dentro da disciplina Estado, Governo e Administração Pública, ocorreu entre os dias 20 e 24 de novembro últimos, teve como foco a educação escolar quilombola e buscou aproximar o conhecimento acadêmico das práticas sociais e da gestão pública em contextos diversos.

    A atividade foi coordenada pelo professor Adriano Castorino que reuniu mestrandos que integram a turma fruto de convênio entre o Profiap/UFT e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Durante a atividade, os participantes puderam analisar aspectos da gestão educacional em comunidades quilombolas, observando desde a estrutura física das escolas até o funcionamento da oferta educacional, alimentação escolar e materiais didáticos disponibilizados.

    As atividades de campo ocorreram nas comunidades quilombolas de Lajeado, em Dianópolis; Rio Novo, Mumbuca e Carrapato, em Mateiros; e Prata, em São Félix do Tocantins. Em cada localidade, o grupo se reuniu com lideranças locais, professores e representantes das comunidades, além de visitar prédios escolares e promover momentos de escuta sobre os desafios enfrentados na oferta da educação básica.

    A proposta pedagógica da oficina reforça o compromisso institucional da UFT em articular diferentes dimensões do conhecimento. Ao aliar a reflexão teórica às práticas observadas em campo, a atividade demonstrou como políticas públicas e modelos de gestão se materializam — ou ainda encontram barreiras — nas realidades vividas por grupos historicamente marginalizados, como os quilombolas.

    Formação para transformação social

    Para o professor Adriano Castorino, responsável pela disciplina, essa experiência cumpre um papel essencial na formação de gestores públicos comprometidos com a transformação social:

    “Mais do que um exercício acadêmico, a oficina representa o esforço da UFT em unir ensino, pesquisa e extensão. Ao levar o mestrado até as comunidades quilombolas, mostramos que o aprendizado acontece também fora da sala de aula, ouvindo lideranças, conhecendo os desafios e reforçando que a universidade pública deve estar presente no cotidiano dessas populações.”

    A professora Lenny Francisca de Souza, da comunidade quilombola do Prata, enfatizou a importância da atividade:

    "A atividade desenvolvida pelo professor Castorino foi uma oportunidade para que os acadêmicos conheçam, de perto, os problemas e os desafios de uma escola quilombola".

    O coordenador do Profiap na UFT, professor George Brito, frisou a relevância do contato direto dos mestrandos com as diversas realidades da administração pública.

    "Tem tudo a ver com o trabalho que os gestores e servidores que estão fazendo o programa e estão envolvidos na política pública educacional, no financiamento estudantil, na melhoria da qualidade da educação. É importante contemplar a realidade que temos nas comunidades quilombolas para que consigam compreender a importância de muitas necessidades que essas comunidades apresentam, não apenas para sobrevivência, mas na busca de uma educação que realmente integre e consiga chegar em todos os rincões do Brasil"
    20251201 Profiap Educ Esc Quilombola Foto divulgacao (13).JPG
    20251201 Profiap Educ Esc Quilombola Foto divulgacao (12).JPG
    20251201 Profiap Educ Esc Quilombola Foto divulgacao (21).jpg
    20251201 Profiap Educ Esc Quilombola Foto divulgacao (18).jpg
    20251201 Profiap Educ Esc Quilombola Foto divulgacao (01).jpg
    20251201 Profiap Educ Esc Quilombola Foto divulgacao (11).jpg
    20251201 Profiap Educ Esc Quilombola Foto divulgacao (16).JPG
    20251201 Profiap Educ Esc Quilombola Foto divulgacao (20).jpg
    20251201 Profiap Educ Esc Quilombola Foto divulgacao (10).jpg
    20251201 Profiap Educ Esc Quilombola Foto divulgacao (15).jpg
    20251201 Profiap Educ Esc Quilombola Foto divulgacao (8).jpg
    20251201 Profiap Educ Esc Quilombola Foto divulgacao (7).jpg
    20251201 Profiap Educ Esc Quilombola Foto divulgacao (14).JPG
    20251201 Profiap Educ Esc Quilombola Foto divulgacao (2).jpg
    20251201 Profiap Educ Esc Quilombola Foto divulgacao (19).jpg
    20251201 Profiap Educ Esc Quilombola Foto divulgacao (5).jpg
    20251201 Profiap Educ Esc Quilombola Foto divulgacao (17).JPG
    20251201 Profiap Educ Esc Quilombola Foto divulgacao (22).jpg
    20251201 Profiap Educ Esc Quilombola Foto divulgacao (3).jpg
    20251201 Profiap Educ Esc Quilombola Foto divulgacao (6).jpg
    20251201 Profiap Educ Esc Quilombola Foto divulgacao (4).jpg
    20251201 Profiap Educ Esc Quilombola Foto divulgacao (9).jpg


    Tags:  Profiap,  Palmas,  Stricto Sensu,  FNDE,  Jalapão,  Quilombolas,  Educação.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.