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Alunos de Engenharia Ambiental vivenciam prática sobre mudanças climáticas com estudantes da educação básica no Parque Cesamar
Acadêmicos do curso de Engenharia Ambiental do Câmpus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT) participaram, no Parque Cesamar, de uma atividade prática da Disciplina de Extensão IV, junto com alunos, professores e servidores da Escola Estadual Vale do Sol. A ação teve como foco o debate sobre meio ambiente, biodiversidade e mudanças climáticas, aproximando o ensino universitário das vivências cotidianas da comunidade escolar e incentivando a reflexão sobre a importância da conservação ambiental e da construção de um futuro sustentável.
Vivência no Parque Cesamar
Os professores Erich Collicchio e Joel Zukowski estiveram presentes e trabalharam o tema “Percepção Ambiental e Climática no âmbito do Ensino Médio e Superior de Palmas-TO: caminhos para a sustentabilidade”, com reflexões sobre o meio ambiente e a crise climática, promovendo a criação de soluções sustentáveis. A convite da Escola Estadual Vale do Sol, a vivência ao ar livre no Parque Cesamar abordou temas como saúde física e mental, nutrição e meio ambiente. “Foi um momento leve e integrador, que favoreceu a troca de saberes e a conexão entre os participantes e a natureza. Todos puderam observar na prática os conteúdos trabalhados em sala de aula e refletir sobre a importância de cuidar do corpo, da mente e do meio ambiente de forma colaborativa”, destacou o professor Erich Collicchio.
Aprendizado e sensibilização ambiental
De acordo com a professora Rose Mary Gondim Mendonça, coordenadora do curso de Engenharia Ambiental, a experiência foi um exercício de aprendizado mútuo. “Agradecemos à professora Osita Nepomuceno, coordenadora da Escola Estadual Vale do Sol, pelo convite e pela parceria na realização da ação. Foi uma manhã especial de sensibilização ambiental, em que todos puderam refletir sobre a necessidade de repensar nossas práticas diante das mudanças do clima”, afirmou. A docente ressaltou ainda que atividades como essa são essenciais para a formação dos estudantes. “Atividades assim auxiliam na formação e desenvolvem sensibilidade social, empatia e compromisso com a comunidade. Elas ainda fortalecem o vínculo entre a universidade e a sociedade”, completou.
Aprendizado na prática
Entre os alunos da UFT, o acadêmico Gilvan Pereira, destaca que a vivência foi decisiva para consolidar o aprendizado obtido em sala. “É importante que nós, enquanto discentes, consigamos desde cedo aplicar os ensinamentos passados em sala de aula na prática, ampliando nosso repertório de soluções técnicas para, no futuro, atuarmos com mais eficiência e agilidade no mercado de trabalho”, destacou.