HUB de Inovação é um ecossistema da gestão de inovação, buscando estimular o empreendedorismo da UFT, da fase de ideação à prática envolvendo as empresas de base tecnológica e a relação com empresas externas a universidade através da inovação, ciência e tecnologia (CT&I), governos e sociedade civil, promovendo o incentivo e melhoria nos ambientes de inovação pre-iIncubadora de empresa, incubadora e Hub, Espaços Coworking, cntro tecnológico e outros.
O Labtec é Laboratório de Tecnologias 3D (Labtec 3D), ambiente de inovação onde as atividades desenvolvidas estão relacionadas com a fabricação digital, tecnologias computacionais e inovação que materializa ideias e cria oportunidades de aprendizagem que atende à demandas de ensino, pesquisa, extensão e prestação de serviços tecnológicos vinculado ao curso de Ciência da Computação da UFT.
Pré-Incubadora de Empresas, a “pré-incubadora UFT” será composta por 10 blocos temáticos para o desenvolvimento das propostas selecionadas, sendo eles: Diagnóstico, Problema e Oportunidade de Negócio, Validação do Problema e Solução, Modelagem de Negócio e Monetização, Protótipo e Produto Mínimo Viável, Marketing e Vendas, Gestão Financeira e Contabilidade, Aspectos Jurídicos e Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Captação de Recursos e Investimentos e Pitch.
O Programa de Inovação NEXUS é uma iniciativa da UFT para o cadastramento de startups e spin-offs que tenham sido geradas em ações no âmbito da universidade.
Startups, entende-se empresa de caráter inovador que visa a aperfeiçoar sistemas, métodos ou modelos de negócio, de produção, de serviços ou de produtos, os quais, quando já existentes, caracterizam startups de natureza incremental, ou, quando relacionados à criação de algo totalmente novo, caracterizam startups de natureza disruptiva.
Spin-offs entende-se empresas criadas dentro de instituições de ensino de forma a comercializar as pesquisas e conhecimentos ali criados, tornando acessíveis para o mercado as soluções desenvolvidas em âmbitos acadêmicos.
A UFT realizaou o mapeamento de startups como forma de potencializar a conexão com UFT, sendo necessária a chamada para o mapeamento de startups e spin-offs desenvolvidas no âmbito da universidade.
O DNA do centro de inovação da UFT - DNA UFT, é o mapeamento de empresas como forma de fazer um programa de egressos e apoio às atividades dos habitats de inovação, visando os seguintes eixos: o Técnico, o Resiliente, o Emocional, o Mercadológico e o Integrador, nesta logica os atores definiram que o DNA da marca do centro de inovação UFT será composto por Conexões Resiliente - Inteligente Emocional - Acolhedor Mercadológico - Bussines INTEGRADOR e Tangível. Assim o DNA do centro de inovação buscará alcançar o seu principal objetivo de impacto, tais como: Desenvolver talentos, a partir de um networking positivo, criando tecnologias que geram transformação econômica e socioambiental.