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Histórico

No sentido de adequar os Cursos de Pedagogia da UFT em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais em vigor, bem como atender as exigências impostas pela realidade do Estado do Tocantins, procurou-se garantir neste projeto, que o aluno ingressante tenha pleno acesso à Educação Superior e condições de sua inserção ao mundo do trabalho.

Embora compreenda-se que a realidade educacional seja resultante das relações socioeconômicas exige-se, no entanto, para sua transformação, a formação de profissionais da educação que primem pela docência e pela pesquisa respaldada na profunda compreensão da escola e da realidade socioeconômica e cultural que a circunscreve.

A partir de 2004, diante da impossibilidade do egresso atuar como especialista com experiência docente de no mínimo dois anos, houve a necessidade de implantação de algumas modificações no Curso. Assim, como uma Instituição de Ensino Superior inserida no contexto da Amazônia Legal, a Universidade Federal do Tocantins preocupada com a formação continuada dos docentes priorizou, a partir das atualizações decorrentes da legislação, a Educação com ênfase na Educação Infantil e os anos iniciais do ensino fundamental.

No decorrer dos anos subsequentes o Colegiado de Pedagogia reuniu-se para discutir a realidade educacional do curso de Pedagogia do Câmpus de Palmas e neste período, ensejaram-se debates sobre a importância de um curso que atendesse o contexto sócio educacional do Estado do Tocantins e principalmente da capital.

Com a anuência dos professores esta proposta emergiu e avançou no sentido de garantir uma formação teórico-científica, possibilidades de ampliação de áreas de atuação e atendimento das necessidades formativas vigentes. Esse projeto esteve vigente entre os anos de 2008 a 2018.

Em 2015, com a Resolução CNE-CN nº 2/2015 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada, iniciaram-se as discussões para a adequação a legislação e à atualização a realidade sociocultural da região.

A qualificação de um profissional que compreenda a escola no contexto histórico-social e que seja continuadamente revisitada e revista, enquanto instituição que busca propiciar a formação humana e cultura, e constitui  um dos escopos desta proposta.

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