Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    GraduaçãoProgramas Especiais em EducaçãoPrograma Institucional de Inovação Pedagógica - PIIP
    Sobre o PIIP

    Sobre o PIIP

    O Programa Institucional de Inovação Pedagógica (PIIP) surgiu a partir da fusão de diversos programas antes existentes e executados pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), a saber: o Programa Institucional de Monitoria (PIM), o Programa Institucional de Monitoria Indígena (Pimi), o Programa de Apoio ao Discente Ingressante (Padi), o Programa Institucional de Monitoria Digital (PIMD) e o Programa Institucional de Monitoria em Tecnologias Digitais (PIMTD).

    Com base em avaliações, foi definida a unificação de todos os programas em apenas um abrangendo os objetivos dos anteriores e incluindo a inovação pedagógica na Universidade Federal do Tocantins como elemento fim e norteador, resultando na criação do PIIP.

    Objetivos
    Escopo
    Funcionamento

    Justificativa

    Os Projetos Especiais em Educação são concebidos a partir de políticas e programas desenvolvidos pela Diretoria de Políticas e Programas Especiais em Educação da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Tocantins (DPE/Prograd/UFT).

    Os projetos são realizados buscando o desenvolvimento dos discentes, docentes, técnicos e cursos de graduação de forma integrada e indissociável em atividades de ensino, extensão e pesquisa. A implantação das políticas e programas especiais em educação tem os objetivos de melhorar os indicadores de ensino-aprendizagem acadêmico; proporcionar ações que colaborem com a permanência e sucesso dos alunos da graduação no processo ensino-aprendizagem; permitir o envolvimento dos alunos de forma indissociável nas atividades de ensino, de pesquisa e de extensão; possibilitar a utilização do potencial do aluno assegurando-lhe uma formação profissional qualificada; e permitir a implementação das ações previstas no Projeto Pedagógico do Curso de graduação, do Plano Pedagógico Institucional e Plano de Desenvolvimento Institucional.

    Os projetos especiais em educação devem ser aplicados às demandas dos cursos de graduação para que sejam analisadas as potencialidades e os desafios a partir de ações de melhoria contínua, buscando estratégias de inovação pedagógica para tornar o processo de ensino-aprendizado mais conveniente e eficiente.

    A indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão deve estar presente nas políticas, programas e projetos especiais em educação. Tais características devem estar pautadas nos eixos:

    • a) educação inovadora com excelência e qualidade;
    • b) inclusão social;
    • c) inovação, transferência de tecnologia e empreendedorismo;
    • d) reconhecimento social; e
    • e) instrumentos de governança pública.

    Esses são elementos norteadores para a concepção de programas especiais em educação que tenham a capacidade de geração de produtos e/ou serviços aplicáveis à inovação pedagógica a partir dos eixos constantes na proposta de Plano de Desenvolvimento Institucional.

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.