Esse site utiliza cookies
Sobre o PIIP
O Programa Institucional de Inovação Pedagógica (PIIP) surgiu a partir da fusão de diversos programas antes existentes e executados pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), a saber: o Programa Institucional de Monitoria (PIM), o Programa Institucional de Monitoria Indígena (Pimi), o Programa de Apoio ao Discente Ingressante (Padi), o Programa Institucional de Monitoria Digital (PIMD) e o Programa Institucional de Monitoria em Tecnologias Digitais (PIMTD).
Com base em avaliações, foi definida a unificação de todos os programas em apenas um abrangendo os objetivos dos anteriores e incluindo a inovação pedagógica na Universidade Federal do Tocantins como elemento fim e norteador, resultando na criação do PIIP.
Justificativa
Os Projetos Especiais em Educação são concebidos a partir de políticas e programas desenvolvidos pela Diretoria de Políticas e Programas Especiais em Educação da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Tocantins (DPE/Prograd/UFT).
Os projetos são realizados buscando o desenvolvimento dos discentes, docentes, técnicos e cursos de graduação de forma integrada e indissociável em atividades de ensino, extensão e pesquisa. A implantação das políticas e programas especiais em educação tem os objetivos de melhorar os indicadores de ensino-aprendizagem acadêmico; proporcionar ações que colaborem com a permanência e sucesso dos alunos da graduação no processo ensino-aprendizagem; permitir o envolvimento dos alunos de forma indissociável nas atividades de ensino, de pesquisa e de extensão; possibilitar a utilização do potencial do aluno assegurando-lhe uma formação profissional qualificada; e permitir a implementação das ações previstas no Projeto Pedagógico do Curso de graduação, do Plano Pedagógico Institucional e Plano de Desenvolvimento Institucional.
Os projetos especiais em educação devem ser aplicados às demandas dos cursos de graduação para que sejam analisadas as potencialidades e os desafios a partir de ações de melhoria contínua, buscando estratégias de inovação pedagógica para tornar o processo de ensino-aprendizado mais conveniente e eficiente.
A indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão deve estar presente nas políticas, programas e projetos especiais em educação. Tais características devem estar pautadas nos eixos:
- a) educação inovadora com excelência e qualidade;
- b) inclusão social;
- c) inovação, transferência de tecnologia e empreendedorismo;
- d) reconhecimento social; e
- e) instrumentos de governança pública.
Esses são elementos norteadores para a concepção de programas especiais em educação que tenham a capacidade de geração de produtos e/ou serviços aplicáveis à inovação pedagógica a partir dos eixos constantes na proposta de Plano de Desenvolvimento Institucional.
