Esse site utiliza cookies
Sobre o Exato
O Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins é uma inovação nas formas de ingresso à graduação lançada em 2024 pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e da Comissão Permanente de Seleção (Copese).
Diferente dos vestibulares convencionais, o Exato é uma prova de avaliação e habilitação, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e não de seleção. Elaborada com base nas especificidades curriculares da educação básica tocantinense, ela habilita os estudantes participantes a concorrerem a vagas em diversos processos seletivos.
A partir de 2025, o Exato substituiu o Vestibular da UFT e os demais processos seletivos complementares como forma de ingresso na maior parte das vagas anuais para ingresso nos cursos de graduação presenciais da Universidade*. Parte das vagas continua sendo ofertada por meio do Enem e do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
Além disso, o Exato também passou a ser utilizado pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e pelo Instituto Federal de Educação do Tocantins (IFTO) para seus processos seletivos. No IFTO, a partir do primeiro semestre letivo de 2026, 100% das vagas nos cursos superiores terão ingresso pelo Exato.
Ou seja, junto com o Enem/SiSU, o Exato é a maior porta de entrada para os estudantes no ensino superior do Tocatins! Por isso, é importante que os estudantes continuem realizando o Enem, mas não deixem de participar, também, do Exato!
*Exceto para cursos que possuem processos seletivos próprios, como Letras-Libras e Educação do Campo, e para vagas de transferências, reingresso e ingresso de portadores de diploma, que seguem sendo ofertadas pelo Extravestibular.
Vídeoentrevista
Confira entrevista sobre o Exato com o pró-reitor de Graduação da UFT, Eduardo Cezari.
