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O Sistema de Consulta Pública da UFT é uma plataforma usada para realizar consultas junto a suas comunidades. Baseado no Sistema Helios Voting, disponível no endereço https://consulta.uft.edu.br, é desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA) (MIT, na sigla em inglês), por Ben Adida. Permite a realização de consultas através da internet, com auditoria aberta ao público (End-to-end voter verifiable – E2E). Trata-se de um software livre, com documentação técnica e de usuário. Foram utilizadas uma modificação feita pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) da versão original do projeto, e outras otimizações feitas pela UFT, para traduzir a interface para a língua portuguesa e também alguns ajustes para melhorar sua usabilidade. O Helios faz uso de criptografia homomórfica, de forma que é possível computar o resultado final de uma eleição sem que seja necessário ter acesso ao voto em claro (descriptografar o voto) individual de cada eleitor.
Comunidade Universitária (público interno)
Requisitos necessários
Para criação e efetivação de uma consulta no Sistema de Consulta Pública é necessária uma Comissão formada por membros das comunidades da UFT. Esta deve ser reconhecida por um ou mais membros de sua respectiva Coordenação de Curso, Direção, Pró-Reitoria, Reitoria, Superintendência ou Colegiado da Instituição.
Etapa 1 > A Comissão deve requisitar a realização da Consulta Pública junto à Pró-reitoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (PROTIC) com período mínimo de duas semanas de antecedência, prazo estabelecido para permitir que a Comissão possa preparar as informações e autorizações necessárias do trâmite, caso ainda não os possua. Se a comissão já possuir todos os dados necessários, o prazo poderá ser reduzido para uma semana.
Etapa 2 > A PROTIC alimentará o sistema com os dados fornecidos pela comissão e o sistema enviará os convites.
Etapa3 > Após o fim do período de votação a PROTIC envia os resultados.
5 dias úteis
A avaliação do serviço poderá ser feita pelo solicitante após encerramento do chamado no sistema Atende+