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Mapa Estratégico de TIC
O mapa estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação da Universidade Federal do Tocantins foi desenvolvido a partir do diagnóstico do cenário estratégico de TIC, bem como das necessidades e desafios estratégicos pautados nos princípios e diretrizes estratégicas de TIC deve ser realizado um direcionamento estratégico de TIC a ser adotado pela instituição. Diante disso foram definidas a missão, visão, valores e objetivos estrtégicos da TIC na UFT. A missão é a definição do propósito principal da TIC, com os propósitos que a individualizam e distinguem a razão de ser da área. A visão define como a TIC da quer estar posicionada no seu ambiente de atuação, tanto no presente quanto no futuro. Já os valores fundamentam a conduta e, portanto, ditam como se deve agir. Esses elementos determinam a mensagem de como a TIC deseja desenvolver suas ações e relações acadêmicas, administrativas e pedagógicas com a comunidade interna e externa.
Missão
Estabelecer a Tecnologia da Informação e Comunicação como elemento de inovação tecnológica nos projetos, processos, produtos e serviços administrativos, acadêmicos e pedagógicos contribuindo para o alcance da missão, visão e objetivos estratégicos institucionais pautados na inovação pedagógica, transparência ativa e a transformação digital da Universidade Federal do Tocantins.
Visão
Ser reconhecida pela excelência dos projetos, serviços, operações e soluções de TIC fornecidos à Universidade Federal do Tocantins a partir de mecanismos sólidos de gestão e governança.
Valores
Compromisso: atuação com dedicação, empenho e envolvimento em suas atividades;
Excelência Técnica: aplicação da técnica mais adequada para cada situação;
Transparência: garantia do acesso às informações, ações e decisões da TIC;
Colaboração: promoção de um ambiente propício à integração e à realização coletiva dos projetos e ações, favorecendo o compartilhamento de soluções e do conhecimento;
Inovação: identificar e implantar soluções inovadoras para o cumprimento da missão institucional;
Sustentabilidade: Assegurar que a informação e os recursos de TIC sejam economicamente viáveis, socialmente justos e culturalmente aceitos;
Valorização das pessoas: Incentivar o desenvolvimento das capacidades individuais, melhoria contínua do relacionamento interpessoal e satisfação pessoal e profissional.
O mapeamento estratégico da TIC foi realizado com a ferramenta de gestão Balanced ScoreCard (BSC). O BSC traduz a missão e a estratégia institucional em um conjunto de medidas de desempenho para formar um sistema de medição e gestão estratégica. O BSC auxilia na extração de indicadores e transformações organizacionais para criar uma visão integral da gestão a partir da sua situação atual, olhando para o futuro de forma pró-ativa, estabelecendo iniciativas priorizadas conforme às estratégias definidas. O BSC conta com quatro perspectivas: Financeira, Comunidade, Processos Internos e Aprendizado e Crescimento. O Quadro a seguir apresenta uma visão geral das perspectivas do BSC descrevendo-as sob o foco da área de TIC.
Perspectiva | descrição |
|---|---|
Comunidade | Analisa se a estratégiada área de TIC está se refletindo na satisfação da comunidade, para manter os atuais e incluir novos membros da comunidade via serviços digitais. |
Financeira | Demonstra se a implementação da estratégia está refletindo na melhoria dos resultados financeiros de sustentabilidade e retorno financeiro dos investimentos. |
Processos internos | Verifica se os processos de TIC estão contribuindo para a geração de valor percebido pela comunidade e alcance das metas da instituição por meio da inovação. |
Aprendizado e Conhecimento | Determina as competências, tecnologias e sistemas organizacionais necessários para o desenvolvimento da instituição por meio dos seus recursos humanos. |
No que tange a comunidade, buscou-se identificar como a TIC deve ser vista com foco em alcançar a visão proposta. Na perspectiva financeira foi considerada a sustentabilidade orçamentária buscando um maior retorno do investimento realizado. Para os processos internos, é importante identificar quais otimizações processuais devem ser realizadas. E por fim, sobre o aprendizado e crescimento, como obter uma melhoria contínua a partir dos resultados obtidos a partir da mensuração das metas e indicadores. O resultado da aplicação está expresso no Mapa Estratégico de TIC da UFT apresentado no esquema a seguir.