Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    GestãoTecnologia da Informação e Comunicação
    Estrutura Organizacional

    Estrutura Organizacional

    1Equipe2Organograma3Competências e Atribuições

    Gestão

    Werley Teixdeira Reinaldo
    Werley Teixdeira Reinaldo
    Pró-Reitor
    email  protic@uft.edu.br
    Ediane Dias dos Santos de Castro
    Ediane Dias dos Santos de Castro
    Secretária Administrativa
    email edianedias@uft.edu.br

    Diretorias

    Diretoria de Infraestrutura Tecnológica
    Olivia Tozzi Bittencourt
    Olivia Tozzi Bittencourt
    Diretora
    Celia Mitie Kondo
    Celia Mitie Kondo
    Técnica em TI
    Marcelo Moreno
    Marcelo Moreno
    Técnico em TI
    Saulo Florentino da Mota
    Saulo Florentino da Mota
    Técnico em Telecomunicações
    Thiago Barbosa
    Thiago Barbosa
    Técnico em TI

    Diretoria de Soluções Digitais
    Anna Paula Parente
    Anna Paula Parente
    Diretora
    email dsdigital@uft.edu.br
    Murilo de Brito Valadares
    Murilo de Brito Valadares
    Analista de TI
    Raissa Kelly Marinho dos Santos
    Raissa Kelly Marinho dos Santos
    Arquivista

    Coordenação de Soluções para Educação

    Job Carvalho Junior
    Job Carvalho Junior
    Coordenador
    email csedu@uft.edu.br
    Dilerval Carvalho da Silva
    Dilerval Carvalho da Silva
    Analista de TI
    Elaynne dos Santos Almeida
    Elaynne dos Santos Almeida
    Analista de TI
    Flavio Fernandes de Melo
    Flavio Fernandes de Melo
    Analista de TI
    Job Pereira de Carvalho Junior
    Job Pereira de Carvalho Junior
    Técnico de TI
    Paulo Rogério Dias Borges
    Paulo Rogério Dias Borges
    Analista de TI
    Raiane Silveira da Silva
    Raiane Silveira da Silva
    Analista de TI

    Coordenação de Soluções para Gestão

    Glauco Batista de Sousa
    Glauco Batista de Sousa
    Coordenador
    email csg@uft.edu.br
    Leonardo da Silva Sousa
    Leonardo da Silva Sousa
    Analista de TI


    Pró-Reitoria
    • Gerenciar administrativa e financeira da Unidade Gestora associada à Protic;

    • Representar a PROTIC e da área de TIC interna e externamente à instituição;

    • Planejamento, execução e avaliação de programas e projetos Institucionais na Área de TIC;

    • Desenvolvimento e gestão do Plano Estratégico de Tecnologia da Informação;

    • Desenvolvimento e gestão do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação;

    • Desenvolvimento e gestão do Plano Anual de Trabalho da Protic;

    • Acompanhar a gestão e a execução dos projetos relacionados à TIC;

    • Desenvolver o Plano de Desenvolvimento de Pessoas da unidade administrativa;

    • Presidir do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação e Comunicação;

    • Apoiar tecnicamente o Comitê de Governança Digital;

    • Implantar, desenvolver e gerenciar o Plano de Transformação Digital;

    • Desenvolvimento e gestão do Plano de Dados Abertos segundo a Lei de Acesso à Informação;

    • Propor e/ou aprovar o estabelecimento e a implementação de convênios, contratos e/ou acordos de cooperação técnica a serem firmados pela instituição, com órgãos e entidades, visando o intercâmbio de informações, métodos, técnicas e soluções de TIC;

    • Desenvolver e Gerenciar as Políticas de Proteção aos Dados Pessoais e Privacidade de discentes, docentes, técnicos administrativos, colaboradores e membros da comunidade com informações contidas nas bases de dados da UFT;

    • Atuar junto ao Conselhos Universitário e ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão;;

    • Acompanhar e avaliar a execução das ações da Protic no PEI.

    • Propor e coordenar o uso do portfólio de serviços de TIC como instrumento de melhoria do desempenho institucional;

    • Garantir a disponibilidade e qualidade dos serviços de TIC;

    Diretoria de Infraestrutura Tecnológica (DIT)
    • Desenvolver e acompanhar as ações de aquisições, infraestrutura e serviços do PDTIC;

    • Acompanhar e Avaliar a execução das ações táticas da Protic no PDI;

    • Gerenciar os processos de aquisições de hardware, software e demais insumos de TIC;

    • Gestão dos contratos de serviços continuados, tais como telefonia, fixa, móvel, links de internet e atualizações de softwares institucionais (Enterprise Resource Planning/ERP/Sistema de Informação em Ensino/SIE);

    • Desenvolvimento do PAT relacionados aos recursos de infraestrutura, manutenção e suporte técnico em tecnologia da informação e comunicação;

    • Desenvolvimento do Planejamento e Gestão de Contratações do grupo de compras de TIC;

    • Gerenciar o fornecimento de internet para a UFT e seus diversos campus e reitoria através da parceria com a Rede Nacional de Pesquisa (RNP) por meio do Ponto de Presença (PoP);

    • Implementar melhorias nos serviços e estruturas de TIC existentes;

    • Contratar, gerenciar e acionar garantia e manutenção de equipamentos de TIC institucionais;

    • Emitir pareceres técnicos para a realização de baixa de equipamentos de TIC obsoletos, inservíveis e/ou sucateados com apoio do setor de patrimônios institucional;

    • Definir padrões e diretrizes para aquisição de equipamentos de TIC do parque tecnológico administrativo e pedagógicos para os usuários finais da UFT;

    • Homologar especificação de hardware, software e demais equipamentos de tecnologia da informação e comunicação incorporados (tombados) ao parque tecnológico da instituição;

    • Instalar e configurar hardware, software e demais equipamentos de TIC incorporados ao parque tecnológico da instituição;

    • Dar o apoio tecnológico à streaming, vídeo e webconferências institucionais de projetos de gestão, ensino, extensão e/ou pesquisa a partir de agendamento prévio;

    • Dar o suporte técnico especializado aos usuários da Reitoria e Núcleos de Tecnologia da Informação (NTIs) nos equipamentos e softwares institucionais via central de atendimento;

    • Auxiliar os NTIs dos Campus Universitários através conforme as políticas e diretrizes de TIC;

    • Apoiar tecnologicamente as consultas públicas para as diversas funções eletivas da instituição;

    • Gerenciar os usuários e perfis dos e-mails e demais sistemas institucionais.

    • Gerenciar e Manter os sistemas e serviços de telefonia fixa, móvel, internet (IP/Internet Protocol), bem como as centrais telefônicas garantindo a comunicação da instituição;

    • Especificar demandas, estudos técnicos preliminares, análises de riscos e projeto básico para insumos de TIC.

    Coordenação de Segurança da Informação (CSI)
    • Desenvolver e gerenciar a política de backup (cópia de segurança) de dados dos sistemas;

    • Criar a infraestrutura de homologação e produção de sistemas de informação e softwares;

    • Implantar e manter as políticas e diretrizes de replicação de dados local e remotamente para manutenção da continuidade das atividades da instituição;

    • Aplicar as atualizações dos softwares básicos e aplicativos;

    • Atualizar as versões de softwares básicos, tais como sistemas operacionais, compiladores e interpretadores adotados nos ambientes computacionais;

    • Gerenciar da segurança cibernética para a integridades dos sistemas e dados da UFT;

    • Implantar, gerenciar e manter a infraestrutura física e lógica das redes de computadores da UFT, tanto a cabeada quanto as redes wireless;

    • Gerenciar a hospedagem de servidores físicos, máquinas virtuais, containers, nuvem pública/privada, sites e sistemas externos e sistemas institucionais;

    • Projetar, implantar, gerenciar e manter o centro de dados da UFT garantindo disponibilidade, escalabilidade, segurança, desempenho, capacidade e integridade dos dados e sistemas;

    • Gerenciar a segurança energética e de refrigeração da infraestrutura do centro de dados institucional (condicionamento ambiental e energia elétrica/grupo gerador);

    • Gerenciar a infraestrutura para manutenção do portal de informações da UFT (site).

    Diretoria de Soluções Digitais (DSD)
    • Planejar, desenvolver, implantar, documentar e manter sistemas de informações institucionais;

    • Gerenciar o acervo documental físico e digital da UFT a partir de soluções computacionais;

    • Desenvolver produtos, programas, projetos e serviços tecnológicos para inovação pedagógica;

    • Elaborar projetos de desenvolvimento institucional para a concepção e/ou aquisição de soluções digitais para o contexto administrativo e/ou pedagógico;

    • Gerenciar produtos, programas, projetos e/ou serviços de tecnologias educacionais;

    • Gerenciar projetos integradores de educação definidos no Petic e PDTIC;

    • Analisar propostas de novos produtos e/ou serviços pedagógicos com a adoção de TIC; 

    • Acompanhar a execução do cronograma dos projetos nas unidades administrativas vinculadas; 

    • Auxiliar na construção dos planos de desenvolvimento de Tecnologia Educacional (TE);

    • Gerenciar os recursos humanos, materiais e tecnológicos para execução dos projetos de TE;

    • Auxiliar na concepção do plano de investimentos em TE e TIC; 

    • Definir prioridade de aquisição e/ou desenvolvimento de soluções de TE e TIC;

    • Realizar a produção, classificação, avaliação, guarda, conservação e recuperação da documentação e informação; 

    • Realizar a curadoria guarda do patrimônio documental e histórico institucional físico e digital; 

    • Gerenciamento do Sistema Eletrônico de Informações (SEI); 

    • Gerenciamento do processo de digitalização dos documentos institucionais; 

    • Desenvolvimento da política de gestão documental; 

    • Gerir o processo de transparência administrativa; 

    • Gerir da segurança e sigilo das informações contidas nos documentos; 

    • Presidir a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPADoc); 

    • Presidir a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos Sigilosos;

    • Racionalizar os custos operacionais e de armazenagem da documentação arquivística;

    • Propor soluções de TIC para viabilizar a transparência pública na universidade.

    Coordenação de Soluções para a Gestão (CSG)
    • Desenvolver documentos de oficialização de demanda, estudos técnicos preliminares e análises de risco para a aquisição de produtos e/ou serviços de software para a gestão;

    • Gerenciar projetos de desenvolvimento de sistemas para a gestão administrativa;

    • Gerenciar a aquisição de softwares para gestão;

    • Gerenciar a política e diretrizes de gestão documental física e digital da instituição;

    • Projetar e gerenciar os sistemas de bancos de dados institucionais (banco de dados e sistema de gerenciamento de banco de dados);

    • Propor ferramentas de gestão estratégica da informação a partir de serviços de data warehouse, big data e mineração de dados;

    • Sistemas Administrativos: Sistemas de Informações em Ensino (SIE); Sistema de Gestão de Carreira (Sigec); Sistemas de Gestão de Projetos Universitários (GPU); Sistema Eletrônico de Informações (SEI); Sistema Naus; Painel de Indicadores da Universidade Federal do Tocantins; Intranet; Asten Processos; Sistema da Comissão Permanente de Seleção (Copese); Plataforma de Eventos; Sistema Pró-Seletivo; Cadastro Unificado de Bolsas e Auxílios (Cubo); Portal da Universidade Federal do Tocantins (Portal de Informações); Sistema de Abertura de Chamados (Atende+).

    Coordenação de Soluções para a Educação (CSE)
    • Desenvolver documentos de oficialização de demanda, estudos técnicos preliminares e análises de risco para a aquisição de produtos/serviços de software de tecnologia educacional;

    • Gerenciar projetos de desenvolvimento de tecnologias para a educação incorporando as atividades de sino, pesquisa e extensão da instituição;

    • Gerenciar a aquisição de softwares para gestão;

    • Implantar, gerenciar e realizar manutenção nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) da instituição, assim como nos demais produtos e/ou serviços educacionais;

    • Definir diretrizes e padrões para geração de Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAs);

    • Dar o suporte para a infraestrutura do Portal de Informações da UFT;

    • Sistemas Educacionais: Portal de Egressos; Sistema de Acompanhamento e Gestão de Estágios (Sage); Sistema Integrado de Suporte a Matrícula (Sisma); Sistema de Graduação (Sigrad); Terminal Informativo de Atividades Acadêmicas (TIA); Sistema de Formulários Eletrônicos Integrados (FEIO); Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle; AVA Canoeiro; Sistema de Revistas Eletrônicas da Universidade Federal do Tocantins; Sistema de Gestão Integrada de Salas Virtuais (GIS); Sistema de Planejamento de Aulas e Recursos Sustentáveis (PARES); Sistema de Gestão dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE+); Sistema de Gestão dos Planos Pedagógicos de Cursos (PPC+); Sistema de Gestão do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica.


    Tags:  Tecnologia da Informação e Comunicação,  Protic.  
    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.