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    GestãoGestão e Desenvolvimento de PessoasPrograma de Gestão e Desempenho
    Sobre o PGD

    Sobre o PGD

    Programa de Gestão e Desempenho (PGD) é o modelo de trabalho baseado na substituição do controle de frequência dos agentes públicos em registro de ponto por uma gestão de pessoas baseada em resultados. Além disso, o PGD se baseia na inovação dos arranjos de trabalho, tanto em relação aos locais (presencial, teletrabalho e híbrido), quanto aos horários de execução (síncrono e assíncrono).

    Instituído pela Administração Pública Federal por meio do Decreto nº 11.072/2022, o PGD é instrumento de gestão que disciplina o desenvolvimento e a mensuração das atividades realizadas pelos seus participantes com foco nas suas entregas de trabalho e na qualidade dos serviços prestados à sociedade. No âmbito da UFT está disciplinado por meio da Portaria nº 556, de 14 de junho de 2022 e da Instrução Normativa nº 006/2022.

    Modalidades

    A adesão ao Programa de Gestão é facultativa. Os servidores que aderem ao Programa ficam dispensados do controle de frequência e podem atuar nas seguintes modalidades:

    • Presencial: a jornada do participante é realizada integralmente nas dependências físicas da UFT, para a execução de atividades que possuam metas, prazos e entregas previamente definidos.
    • Teletrabalho integral: a jornada regular é realizada integralmente fora das dependências físicas da UFT, com a utilização de recursos tecnológicos do servidor.
    • Teletrabalho parcial: o participante deve comparecer, no máximo, o equivalente a 50% da sua carga horária de trabalho semanal em regime presencial na UFT.

    Principais Benefícios

    • Redução de gastos públicos, especialmente com viagens a serviço e manutenção das instalações físicas de trabalho (um estudo realizado pelo Ministério da Economia, em 3 de agosto de 2020, mostrou que o Governo Federal reduziu em R$ 466,40 milhões as despesas administrativas, no período entre abril e junho do mesmo ano, com o teletrabalho dos servidores públicos);
    • Atração e manutenção dos talentos (redução de turnover);
    • Desenvolvimento do trabalho criativo (inovação nas entregas);
    • Redução de afastamentos por saúde; e
    • Melhoria da qualidade de vida dos participantes.
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