O curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas é uma formação que visa capacitar profissionais para atuar na administração e desenvolvimento de cooperativas em diversos setores, como o agronegócio e a economia solidária. Essa área de estudo explora desde os princípios do cooperativismo até estratégias de gestão e organização interna, oferecendo uma visão abrangente sobre o funcionamento e a sustentabilidade das cooperativas. Através de abordagens interdisciplinares, o curso permite que os estudantes compreendam as particularidades desse modelo de organização e sua importância para o fortalecimento econômico de comunidades.
Os graduados podem trabalhar como gestores de cooperativas, consultores de desenvolvimento, analistas de políticas públicas, além de assumirem funções em áreas de planejamento, controle financeiro, e gestão de operações e logística. Com o aumento das iniciativas de cooperação e associativismo como alternativas sustentáveis, esses profissionais desempenham um papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico e na promoção de práticas econômicas mais colaborativas.
Para ingressar na área de Gestão de Cooperativas, é essencial possuir habilidades como liderança, organização, visão estratégica e capacidade de trabalho em equipe. O perfil ideal para esta formação inclui ainda uma postura ética, senso de responsabilidade social e afinidade com temas de sustentabilidade. Adicionalmente, a proatividade, o pensamento analítico e a aptidão para resolver problemas são características que complementam o perfil do estudante e futuro profissional em Gestão de Cooperativas.
O Curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas EAD foi criado a partir da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que é um sistema integrado por Universidades Públicas que oferece cursos de Nível Superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária. Seu Projeto Pedagógico do Curso (PPC) está voltado para a formação teórica e prática dos alunos, incorporando temas como empreendedorismo, economia solidária e legislação cooperativista. Criado para atender às necessidades locais e regionais, o curso adota métodos pedagógicos que utilizam tecnologias digitais, incentivando a participação ativa dos estudantes e promovendo um ensino dinâmico e contextualizado com as práticas de mercado.
O Curso de Tecnologia em Gestão de Cooperativas EAD da UAB/UFT tem duração mínima de seis semestres (três anos).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD):
-
Entenda os Indicadores
Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são os principais instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. Atribuídos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), eles são expressos em uma escala contínua que vai de 1 a 5, onde 5 é o conceito máximo e 3 é o mínimo para um curso ser considerado satisfatório. O ano das avaliações está relacionado aos Ciclos Avaliativos do Enade, os quais determinam a periodicidade de avaliação das diferentes áreas e cursos a elas vinculados. Para saber mais consulte o site do Inep.
Conceito Enade
O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame.
Conceito Preliminar de Curso (CPC)
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Os cursos que não tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC).
Conceito de Curso (CC)
O Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída pelo MEC em relação à qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior brasileiras gerada com base em uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do Inep/MEC. Trata-se, portanto, da instância posterior ao Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)
O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado.
Acesse a íntegra do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) através do(s) link(s) ou encontre informações específicas navegando pelos outros menus desta página (Estrutura Curricular, Corpo Docente, Colegiado, Núcleo Docente Estruturante etc.)