A Física é uma disciplina científica que busca compreender as leis fundamentais que governam o comportamento da matéria e da energia no universo. Ela explora fenômenos naturais e busca descrevê-los por meio de teorias, leis e modelos matemáticos. Essa matéria abrange um amplo espectro de estudos, desde a física clássica, que engloba mecânica, termodinâmica e óptica, até a física moderna, que inclui mecânica quântica, relatividade e física de partículas. Através da observação, experimentação e análise, a Física permite compreender o funcionamento do mundo físico, desde as partículas subatômicas até a vastidão do cosmos, fornecendo as bases para muitas outras disciplinas científicas e tecnológicas.
A Licenciatura em Física oferece diversas áreas de atuação profissional para os graduados e graduadas, que estão preparados para atuar como professores de física em escolas públicas e privadas, tanto no ensino fundamental quanto no médio. Além disso, eles podem trabalhar como formadores de professores, desenvolver materiais didáticos, participar de projetos de pesquisa em educação em ciências e atuar na gestão educacional.
Para ingressar nessa área, é importante ter comprometimento com o estudo do ramo científico, predisposição ao ensino, capacidade de comunicação clara e eficiente, raciocínio lógico e pensamento crítico. Além disso, é fundamental ter paciência, empatia e dedicação para lidar com diferentes perfis dos futuros estudantes, buscando sempre estratégias didáticas inovadoras e adaptadas às necessidades da sala de aula.
O Curso Licenciatura em Física EAD foi criado a partir da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que é um sistema integrado por Universidades Públicas que oferece cursos de Nível Superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária. Seu Projeto Pegagógico do Curso (PPC) planejado em 2022, tem como enfoque a formação interdisciplinar do licenciado, superando as fragmentações que a excessiva disciplinaridade trouxe ao currículo de Física e que tanto comprometem a formação docente para atuar na Educação Básica. A disseminação do conhecimento científico na área apresentada é uma tarefa muito importante, levando em consideração a grande deficiência educacional brasileira e tocantinense no contexto da disciplina de Física.
O Curso de Licenciatura em Física EAD da UFT é presencial, com aulas no período ... e ..., e com duração mínima de ... semestres (... anos).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD):
3 (2021)
Entenda os Indicadores
Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são os principais instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. Atribuídos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), eles são expressos em uma escala contínua que vai de 1 a 5, onde 5 é o conceito máximo e 3 é o mínimo para um curso ser considerado satisfatório. O ano das avaliações está relacionado aos Ciclos Avaliativos do Enade, os quais determinam a periodicidade de avaliação das diferentes áreas e cursos a elas vinculados. Para saber mais consulte o site do Inep.
Conceito Enade
O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame.
Conceito Preliminar de Curso (CPC)
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Os cursos que não tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC).
Conceito de Curso (CC)
O Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída pelo MEC em relação à qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior brasileiras gerada com base em uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do Inep/MEC. Trata-se, portanto, da instância posterior ao Conceito Preliminar de Curso (CPC).
Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)
O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado.
Acesse a íntegra do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) através do(s) link(s) ou encontre informações específicas navegando pelos outros menus desta página (Estrutura Curricular, Corpo Docente, Colegiado, Núcleo Docente Estruturante etc.)