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    Educação a DistânciaCursos EaD UFTBiologia
    Apresentação

    Apresentação

    A Biologia é uma disciplina científica que estuda os seres vivos, suas estruturas, funções, origens, evolução e interações com o ambiente. Ela abrange uma ampla gama de áreas, desde a biologia celular e molecular até a ecologia e a evolução. Através do uso de métodos científicos, os estudantes exploram a diversidade da vida, investigam como os organismos funcionam em níveis molecular e celular, examinam como eles interagem em ecossistemas complexos e buscam entender os princípios fundamentais que governam a vida em todas as suas formas.

    O Bacharelado em Biologia oferece diversas áreas de atuação profissional para os graduados e graduadas, que estão preparados para trabalhar em áreas como pesquisa científica, conservação da biodiversidade, gestão ambiental, análise genética, biotecnologia, educação e consultoria ambiental. Com a crescente preocupação global com a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade, os biólogos têm um papel fundamental na busca por soluções e na promoção da conscientização sobre a importância da biodiversidade.

    Para ingressar nessa área é necessário possuir curiosidade científica, o pensamento crítico, a capacidade de observação detalhada, o raciocínio lógico e a habilidade para trabalhar em equipe são características essenciais para um estudante de Biologia. Além disso, é importante ter afinidade com a natureza, interesse em entender os processos biológicos que regem a vida e estar disposto a estudar e pesquisar a realidade de ambientes diversos.

    O Curso de Licenciatura em Biologia EAD foi criado a partir da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que é um sistema integrado por Universidades Públicas que oferece cursos de Nível Superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária. Seu Projeto Pedagógico do Curso (PPC), planejado no ano de 2018, está fundamentado no estudo da ciência, que deve retratar sua natureza dinâmica, articulada, histórica e não apenas pactuada nas exigências atuais, decorrentes dos avanços científicos e tecnológicos. Durante o estudo, os discentes estarão instruídos à formação docente, onde atuarão nas áreas de Ciências e Biologia no ensino fundamental e médio, respectivamente. Desse modo, o objetivo de democratização do ensino, é atingido de forma especializada, específica e com qualidade necessária para mudanças de cunho educacional.

    O Curso de Licenciatura em Biologia EAD da UFT é presencial, com aulas no período matutino e noturno, e com duração mínima de oito semestres (quatro anos).

    Ficha Técnica

    1Identificação do Curso2Regulação e Reconhecimento3Indicadores de Qualidade4Projeto Pedagógico do Curso (PPC)

    Curso

    biologia

    Código e-MEC:

    114120

    Sede:

    Câmpus de Palmas

    Polos:

    Araguatins, Araguaína, Arraias, Gurupi e Porto Nacional

    Grau:

    Licenciatura

    Modalidade:

    A distância (EaD)

    Duração Mínima:

    08 semestres (4 anos)

    Duração Máxima:

    00 semestres (0 anos)

    Carga Horária:

    3.200 horas-aula

    Vagas:

    120 vagas por ano

    Formas de Ingresso:

    Vestibular, processo seletivo com notas do Enem ou Sisu. Acompanhe os editais aqui.

    Área CNPq:

     

    Público-Alvo:

    Egressos do Ensino Médio e professores leigos em exercício na rede pública de ensino.

    Áreas de atuação dos profissionais formados nesta graduação:

    Docência do Ensino Básico. Escolas públicas e particulares de Ensino Fundamental e Médio.

    item

    documentos

    Criação:

    -

    Credenciamento

    • Portaria MEC nº 1.369, de 07/12/2010. DOU de 08/12/2010, S. 1, p. 8. 

    Autorização:

    •  Portaria MEC nº 873, de 07/04/2006. DOU de 11/4/06, S. 1, p. 15.

    Reconhecimento:

    • Portaria MEC nº 177, de 18/04/2013 – DOU de 19/04/2013, S. 1, p. 32.

    Renovação do Reconhecimento:

    •  Portaria MEC Nº 913 de 27/12/2018. DOU de 28/12/2018, S. 1 p. 136

    indicadores

    conceito

    Conceito Enade:

    1 (2021)

    Conceito Preliminar de Curso (CPC):

    3 (2021)

    Conceito de Curso (CC):

    4 (2012)

    Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD):

    2 (2021)

    Entenda os Indicadores

    Os Indicadores de Qualidade da Educação Superior são os principais instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. Atribuídos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), eles são expressos em uma escala contínua que vai de 1 a 5, onde 5 é o conceito máximo e 3 é o mínimo para um curso ser considerado satisfatório. O ano das avaliações está relacionado aos Ciclos Avaliativos do Enade, os quais determinam a periodicidade de avaliação das diferentes áreas e cursos a elas vinculados. Para saber mais consulte o site do Inep.

    Conceito Enade

    O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos por intermédio dos desempenhos dos estudantes no Enade. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem anualmente para os cursos com pelo menos dois estudantes concluintes participantes do exame.

    Conceito Preliminar de Curso (CPC)

    O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e sua divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos –, conforme metodologia aprovada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes). Os cursos que não tiveram pelo menos dois estudantes concluintes participantes não têm seu CPC calculado, ficando Sem Conceito (SC).

    Conceito de Curso (CC)

    O Conceito de Curso (CC) é a nota final atribuída pelo MEC em relação à qualidade dos cursos de graduação oferecidos pelas instituições de ensino superior brasileiras gerada com base em uma avaliação in loco realizada por uma comissão de avaliadores do Inep/MEC. Trata-se, portanto, da instância posterior ao Conceito Preliminar de Curso (CPC).

    Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD)

    O Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) é um indicador de qualidade que busca mensurar o valor agregado pelo curso ao desenvolvimento dos estudantes concluintes, considerando seus desempenhos no Enade e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como medida proxy (aproximação) das suas características de desenvolvimento ao ingressarem no curso de graduação avaliado.

    versão

    resolução do consepe

    PPC 2018

    Resolução Consepe nº 58, de 06 de Desembro de 2022

    Acesse a íntegra do Projeto Pedagógico de Curso (PPC) através do(s) link(s) ou encontre informações específicas navegando pelos outros menus desta página (Estrutura Curricular, Núcleo Docente Estruturante etc.)


    Tags:  Biologia,  EAD.  
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