Esse site utiliza cookies
Sobre Processos Seletivos na UFT
A Coordenação de Desenvolvimento Estratégico (CDE), antiga Comissão Permanente de Seleção (Copese). é um setor vinculado à Pró-Reitoria de Graduação da UFT (Prograd) criado para executar as políticas de acesso de estudantes aos cursos de graduação (1) e também aos quadros de servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade.
Assim, a CDE, por meio de comissões nomeadas para cada processo seletivo, é responsável por realizar o Sisu na UFT, os Vestibulares, os Extravestibulares, os processos seletivos de transferência, o PSEnem e o PSAC para vagas remanescentes dos cursos de graduação presenciais da Universidade (2). Realiza, também, os concursos para técnicos administrativos da UFT (TAEs), os concursos para docentes efetivos e as seleções simplificadas para docentes substitutos, atuando em sintonia com as demais pró-reitorias, as direções de câmpus e as coordenações de curso (3).
Além de suas atribuições internas, a CDE têm se estruturado para atender cada vez mais demandas externas, realizando concursos para a seleção de servidores para prefeituras e outros órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de diferentes esferas de governo.
(1) Os processos seletivos para estudantes de pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados) e lato sensu (especializações e MBAs) são realizados pelos próprios colegiados e coordenações dos cursos.
(2) Seleções para alunos e tutores dos cursos de graduação na modalidade a distância (EaD) são realizados pela coordenação da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFT.
(3) Processos seletivos para estudantes e preceptores dos programas de Residência Médica são realizados pela Comissão de Residência Médica (Coreme) via Exame Nacional de Residência (Enare), salvo quando há vagas remanescentes. Nesses casos, a CDE/Copese realiza, eventualmente, seleções complementares para os programas de Residência Médica da UFT.