Esse site utiliza cookies
Qual a diferença entre acervo e coleção?
Acervo e coleção são vocábulos muitas vezes usados como sinônimos na linguagem corrente. Esses termos, entretanto, apresentam características específicas que justificam o uso de um ou de outro em determinadas situações.
Na Língua Portuguesa, há uma relação hierárquica entre os dois termos, raramente respeitada em publicações leigas, mas utilizada em contextos técnicos e científicos. Acervo não é obrigatoriamente um conjunto ordenado de coisas. O Dicionário Michaelis, por exemplo, oferece o sentido de “reunião confusa de objetos” na lista de acepções do termo. Segundo o Dicionário Caldas Aulete, acervo é qualquer “conjunto de bens, de propriedade pública ou particular, que compõem patrimônio”, enquanto coleção implica coesão entre os itens que a compõem. Coleção é, segundo essa publicação, “um desses conjuntos, organizado, reunido pelo valor artístico, cultural, histórico etc. de seus componentes, ou por sua raridade, singularidade etc., ou pelo interesse do colecionador (coleção de selos, coleção de quadros)”.
Fonte: ACERVO e Coleção. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileira. São Paulo: Itaú Cultural, 2024. Disponível em: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo14329/acervo-e-colecao. Acesso em: 19 de abril de 2024. [Adaptado]