Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    CâmpusCâmpus de PalmasCursosPós-GraduaçãoMestrados e DoutoradosPrograma de Pós-Graduação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (ProfÁgua)Memória Institucional
    Histórico

    Histórico

    Em virtude da lacuna de formação avançada na área de Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, a Agência Nacional de Águas (ANA) solicitou auxílio à Capes a criação de um Mestrado Profissional com essa temática.

    Iniciou-se, a partir de então, um diálogo entre atores do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh) e grupos de pesquisa em recursos hídricos de diversas universidades no Brasil, a fim de elaborar uma proposta de curso.

    No dia 3 de dezembro de 2014, foi realizado na sede da Capes, em Brasília, o primeiro workshop sobre Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, que tinha como finalidade propiciar a atualização e ampliar o debate sobre a temática de Gestão e regulação de recursos hídricos, de modo que somada a experiência dos meios acadêmicos, estimulasse a orientação para a preparação de uma proposta de curso de Mestrado Profissional em Rede Nacional na área.

    O objetivo principal desta iniciativa conjunta da ANA e da Capes era proporcionar formação ampla aos alunos, aliando teoria e prática, de modo a aumentar a eficácia de sua atuação na área de recursos hídricos, com a compreensão e incorporação das dimensões relacionadas à gestão integrada dos recursos hídricos, tais como: qualidade e quantidade, aspectos legais, institucionais e ambientais, disponibilidades hídricas, de regulação, entre outros.

    A opção por um mestrado profissional considerou o fato de que esta modalidade deve proporcionar o oferecimento de subsídios teórico-conceituais e metodológicos aos profissionais, aprimorando seu desempenho, a partir de uma atuação mais crítica, reflexiva e criativa nos seus ambientes de prática profissional. Neste caso, foi uma estratégia adotada para a produção de conhecimento sobre recursos hídricos a partir da problematização das práticas envolvidas na formação de profissionais, especialmente no âmbito dos Estados e municípios, e a criação de um mestrado profissional em rede nacional ampliaria o alcance dessa iniciativa.

    A Universidade Federal do Tocantins passou a ofertar o curso de mestrado do ProfÁgua, no Câmpus de Palmas, a partir de 2024, após ter sua adesão aprovada em processo seletivo para expansão da Rede.

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.