Esse site utiliza cookies
Linhas de Pesquisa
Linha de Pesquisa I: Gestão dos Recursos Hídricos:
Visa a aplicação de técnicas de otimização em sistemas de recursos hídricos e a utilização da análise multicritério nos sistemas para subsidiar as tomadas de decisão. Realizar estudos relativos à vulnerabilidade e avaliação econômica de danos causados por excesso e/ou escassez da água, bem como estimular o desenvolvimento de ferramentas em gestão de recursos hídricos;
Linha de Pesquisa II: Hidrologia e Modelagem Hidráulica e Hidrológica:
Busca realizar análise e a simulação digital de processos hidrológicos e o desenvolvimento de estudos estocásticos e determinísticos de variáveis hidrológicas, visando entender e caracterizar (quantitativa e qualitativa) o deflúvio em bacias hidrográficas rurais e urbanas.
Linha de Pesquisa III: Controle e Monitoramento ambiental:
Encerra os aspectos legais e institucionais na gestão de saneamento ambiental; destina-se à avaliação e análise dos setores sanitários urbanos e rurais; ao monitoramento e controle de estações de tratamento de água e esgoto; e à gestão integrada de resíduos sólidos;
Linha de Pesquisa IV: Projetos de Saneamento:
Busca estudar os sistemas sanitários urbanos e rurais propondo soluções alternativas e projetos focados na realidade da Região Norte do País, em particular, do estado do Tocantins. Os projetos envolvem qualidade e tratamento de águas; tratamento e disposição de esgoto sanitário e industrial; tratamento, reaproveitamento, reciclagem e disposição adequada de resíduos sólidos urbanos (gerenciamento de resíduos); aproveitamento de águas pluviais; reuso de efluentes; avaliação da sustentabilidade de serviços de saneamento.
Linha de Pesquisa V: Engenharia Geotécnica:
Visa o estudo do comportamento do solo e das rochas para aplicação em obras como fundações, barragens e túneis. Busca garantir a estabilidade e segurança das estruturas por meio de investigações de campo, ensaios e modelagens. Essa linha de pesquisa é fundamental para projetar soluções seguras, eficientes e sustentáveis na construção civil, considerando fatores geotécnicos e ambientais.
Linha de Pesquisa VI: Materiais Sustentáveis para a Construção Civil:
Investiga o desenvolvimento e uso de materiais que reduzam os impactos ambientais das obras civis, envolvendo o aproveitamento de resíduos, o uso de materiais renováveis e a criação de compósitos ecológicos, com foco em desempenho técnico, durabilidade e sustentabilidade. Também considera a avaliação do ciclo de vida e busca alternativas ao uso de insumos poluentes, promovendo uma construção mais eficiente e alinhada às metas de desenvolvimento sustentável com práticas alinhadas à economia circular.