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    Egressos em Destaque

    Egressos em Destaque

    Domiciana Santana Parente, titulada em 2024

    Enfermeira, Técnica do Núcleo de Epidemiologia do Cerest/Regional - Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (2012). e Tutora Presencial da Universidade Anhaguera/UNIDERP (2012). O mestrado favoreceu uma promoção com a indicação para assumir a coordenação Técnica de Referência de um Centro de Saúde da Comunidade Palmas-TO e docente na Faculdade ITOP para Cursos Técnicos e graduação em enfermagem.

    Placido Lucio Rodrigues Medrado, titulado em 2024

    A formação do Mestrado Profissional em Ciências da Saúde se tornou realidade desde a aprovação na seleção até a defesa final. O PPGCS possibilitou absorver conhecimentos em pesquisas científicas dentro do contexto profissional, adquirindo uma visão analítica da realidade do serviço. Além disso, a formação no decorrer das aulas e com orientação dos Professores e Professoras foi possível o conhecimento sobre softwares que realizam análise de dados em pesquisa. Ao longo da trajetória de todo mestrado foram noites e finais de semana abdicados em prol de toda pesquisa desenvolvida. Ao final desse processo pude colher frutos. Ao longo da trajetória do Mestrado Profissional adquirir conhecimento em pesquisas científicas. Nesse percurso, foi possível algumas conquistas como aprovação no concurso público da Secretaria de Saúde de Palmas/TO cargo Analista em Saúde – Psicólogo e na Secretaria de Educação de Palmas/TO cargo Analista Educacional – Psicólogo. Além disso, recebi menção honrosa em evento sobre saúde pública que foi fruto do trabalho de pesquisa realizada no Caps AD III de Palmas/TO. Hoje diante de todo meu percurso profissional atuo como Analista em Saúde – Psicólogo da Semus de Palmas/TO e como Preceptor da Residência Multiprofissional em Saúde Mental pela FESP de Palmas/TO.

    Sidiany Mendes Pimentel, titulada em 2022

    O mestrado foi uma oportunidade ímpar na vida profissional. A dissertação foi premiada com o 1º lugar no Prêmio Noraci Pedrosa, no Congresso Brasileiro de Enfermagem. Além disso, publicou a pesquisa na Revista Latino-Americana de Enfermagem e na Revista da Escola de Enfermagem da USP. Foi aprovada no concurso do Instituto Federal do Tocantins e hoje atua como enfermeira e responsável técnica de pesquisa no campus Dianópolis. Atualmente, cursa Doutorado acadêmico em Enfermagem na Unesp, com a coorientação da Professora Juliana Bastoni, que me orientou no mestrado.

    Jahny Kassia Duarte Rocha, titulada em 2021

    Mestre em Ciências da Saúde formado pela UFT, e atua como Nutricionista/Diretora de Assistência Estudantil do Instituto Federal do Tocantins. integrar o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE) do Instituto Federal de Mato Grosso, publiquei um livro e realizei palestras presenciais e online em várias regiões do Brasil. Sem dúvida, essa experiência contribuiu muito para o meu trabalho como Nutricionista do IFTO e como Diretora de Assistência Estudantil, pois me permitiu compreender profundamente a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) nas instituições federais e os desafios que ainda enfrenta.

    Gilson Tavares, titulado em 2020

    Tem se destacado por sua atuação integrada nas áreas de ensino, pesquisa e extensão ao longo de sua trajetória acadêmica e profissional. Atualmente, é aluno de Doutorado regular do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciência de Materiais (PPGCM) na Universidade Federal do Piauí (UFPI), com previsão de conclusão em 2028. Durante essa formação, tem aprofundado seus conhecimentos em materiais avançados e suas diversas aplicações. Em 2021, participou como coorientador no mestrado intitulado "Desenvolvimento de Goniômetro Digital para Mensuração de Amplitude Articular" na Universidade Federal do Tocantins (UFT), experiência que ampliou sua atuação na interface entre saúde e tecnologia. No âmbito profissional, atua desde 2023 como Coordenador do Curso Técnico em Análises Clínicas (CTAC) no Instituto Federal do Tocantins (IFTO, Araguaina-TO). Nessa função, tem se dedicado à gestão acadêmica, organização curricular e fortalecimento do curso, com foco na formação de técnicos qualificados em análises clínicas. Também é docente da disciplina de Biologia Celular e Molecular no curso de Bacharelado em Farmácia do IFTO.

    Sua atuação em projetos de extensão inclui iniciativas relevantes, como "Uso e Testes Rápidos como Ferramenta Prática de Ensino em Vigilância da Qualidade da Água Potável" (2024), em que atuou tanto como membro quanto como coordenador, e "Tecnologia Social: Filtro Ecológico Alternativo e Análise da Qualidade da Água em Assentamento Urbano no Município de Araguaína-TO" (2024), como membro. Além disso, participou de projetos já concluídos, entre eles "Profissão Técnico em Análises Clínicas: Quem Faz a Saúde" (2023), "Glicemia! É Bom Saber! Análise de Glicemia Capilar Pré-Prandial" (2022), "HEMODIDÁTICA: Construção de Modelos Didáticos em Hematologia para o Ensino Profissionalizante" (2022) e "SAÚDE AO VIVO: Educação, Informação e Divulgação Científica para a Comunidade" (2022), fortalecendo seu envolvimento com a educação em saúde e a popularização da ciência.

    Na área de pesquisa, Gilson Tavares tem conduzido projetos que buscam soluções para problemas sociais e ambientais, além de inovações tecnológicas. Entre os projetos que coordenou, destacam-se "SE SUJAR FAZ BEM! Análise Parasitológica de Areia de Recreação" (2023), "Desenvolvimento de um Imunossensor MCQ para Diagnóstico Direto do Sars-Cov-2 (COVID-19)" (2020), "Análise Parasitológica da Areia da Praia da Via Lago e do Nível de Poluição" (selecionado para a FEBRACE 2022), "Uso da Energia Solar para Degradação Pirolítica de Resíduos Plásticos" (2024)e "Rumo à Sustentabilidade: Análise do Desperdício Alimentar no IFTO" (2024). No campo pedagógico e administrativo, participou ativamente da Comissão Responsável pela Revisão do Projeto Pedagógico do Curso Técnico Subsequente em Análises Clínicas (2020) e da Comissão de Criação do 1° Curso de Bacharelado em Farmácia do IFTO (2024), reforçando sua capacidade de atuação na gestão acadêmica e na elaboração de propostas curriculares inovadoras


    Tags:  Egresso Destaque,  PPGCS.  
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