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    CâmpusCâmpus de ArraiasCursosPós-GraduaçãoMestrados e DoutoradosPrograma de Pós-Graduação em Educação Matemática no Tocantins (PPGEMaT)
    Oportunidades e Ameaças

    Oportunidades e Ameaças

    1Análise de Ambiente2Análise de Riscos

    Considerando os aspectos regionais e históricos apresentados no campo Caracterização da Proposta e considerando os Projetos de Desenvolvimento Institucional (PDI’s) da UFT, do IFTO e o Planejamento Estratégico da UFNT, para analisar as influências do ambiente interno e externo sobre o PPGEMaT, inspiramo-nos na análise SWOT, cuja ferramenta de gestão toma assento no estudo das forças (Strengths), fraquezas (Weaknesses), oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats) em relação ao PPGEMaT. A literatura indica que as oportunidades e ameaças são inerentes ao ambiente externo, enquanto as forças e fraquezas referem-se ao ambiente interno ao PPGEMaT.

    A análise estratégica é uma técnica de investigação do ambiente interno e externo de uma organização cujo objetivo é subsidiar a visão de futuro institucional, no nosso caso, do Programa de Pós-Graduação em Educação em Matemática no Tocantins (PPGEMaT), bem como a definição das ações centrais a serem adotadas para alcançá-la.

    Deste modo, indicamos possíveis oportunidades e ameaças em relação ao ambiente externo ao PPGEMaT:

    1. Oportunidades:

    • 1.1. A potencial demanda de formação em nível stricto sensu em Educação Matemática, de egressos dos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia e de professores que ensinam matemáticas na Educação Básica. 
    • 1.2. A quantidade de doutores com produção adequada para participar do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática no Tocantins (PPGEMaT). 
    • 1.3. A localização geográfica do estado do Tocantins é estratégica para a consolidação do PPGEMaT como possível Programa de referência da Região Norte, considerando que o estado faz fronteira com os estados do Pará, Mato Grosso, Goiás, Piauí, Maranhão, Bahia. 
    • 1.4. A criação de redes de pesquisa a partir da vinculação de professores de IES de estados circunvizinhos. 
    • 1.5. A inserção e visibilidade da produção em Educação Matemática no/do Tocantins a nível nacional e internacional. 

    2. Ameaças: 

    • 2.1. Baixa procura pelo PPGEMaT. 
    • 2.2. Falta de liberação do trabalho dos estudantes para fins de estudos. 
    • 2.3. Evasão e retenção de estudantes, especialmente em função de questões de ordem financeira. 
    • 2.4. Não integração de alguma IES à Rede Tocantinense de Educação Matemática (REduMaT). 
    • 2.5. Problemas com a rede de internet e/ou sistemas computacionais. 

    Continuando com a análise de ambiente, indicamos a seguir possíveis forças e fraquezas em relação ao ambiente interno ao PPGEMaT:

    1 Forças:

    • 1.1. Potencial para o desenvolvimento de pesquisas, considerando a heterogeneidade na constituição do corpo docente e a riqueza sociocultural tocantinense e amazônica. 
    • 1.2. A participação de professores de outras IES vinculados ao PPGEMaT e suas experiências no desenvolvimento de pesquisas. 
    • 1.3. Possibilidade de publicação viabilizada pela presença de editoras próprias das instituições associadas e pela parceria com periódicos da área de Ensino. 
    • 1.4. Perspectiva de inovação tecnológica com a constituição da REduMaT para a oferta do PPGEMaT, com a proposição da oferta no câmpus de Arraias, TO. 
    • 1.5. Boa infraestrutura de espaço e equipamentos no Câmpus de Arraias; 
    • 1.6. Conta com interesse, apoio e compromisso da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Secretaria Estadual de Educação (SEDUC-TO) e Fundação de Aparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT) com a formação e manutenção do PPGEMaT. 
    • 1.7. Vínculo dos docentes permanentes com cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia e com projetos de pesquisas e extensão na Educação Básica. 

    2. Fraquezas: 

    • 2.1. Falta de experiência de alguns docentes em orientação de pesquisas a nível de Mestrado 
    • 2.2. O quantitativo de publicação de artigos em Periódicos em Qualis A com base nos critérios da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). 
    • 2.3. Possível evasão e retenção de estudantes por falta de familiaridade com o ritmo requerido para o desenvolvimento de pesquisa científica na pós-graduação stricto sensu. 
    • 2.4. Baixa inserção dos pesquisadores em parcerias internacionais. 
    • 2.5. Região menos atrativa para missão presencial de pesquisadores estrangeiros.

    Ao analisar o cenário para a implantação e implementação do PPGEMaT, torna-se prudente identificar riscos que podem afetar o desempenho do programa. Neste sentido, a gestão dos possíveis riscos está alinhada com a análise de ambiente e com os objetivos estratégicos do Programa, permitindo, assim, o tratamento adequado dos eventos (riscos), melhorando qualitativa e quantitativamente as pesquisas e demais ações do PPGEMaT.

    Para efeitos de construção, em sintonia com o Projeto de Desenvolvimento Institucional das Instituições Associadas, categorizamos os riscos em: estratégicos e operacionais. Entendemos como riscos estratégicos aqueles que poderão afetar o alcance dos objetivos e estarão diretamente ligados à tomada de decisões; e riscos operacionais aqueles que poderão englobar todas as possíveis falhas internas decorrentes de deficiências ou inadequação de processos, estrutura, pessoas, sistemas e tecnologias.

    Deste modo, indicamos possíveis riscos estratégicos e operacionais em relação ao PPGEMaT (5 estratégicos e 6 operacionais), totalizando 11 riscos e a previsão de 24 ações de mitigação:

    Risco Estratégico 1: Não aprovação da APCN

    Ações de Mitigação: 

    • i) Diálogo com experts de programas em rede, para fins de orientação no processo de elaboração e propositura da APCN. 
    • ii) Manutenção de reuniões periódicas para discussão e elaboração de melhorias. 
    • iii) Constituição de comissão específica composta por docentes das instituições associadas.

    Risco Estratégico 2: Não adesão das IES à REduMaT

    Ações de Mitigação:

    • i) Estabelecimento de diálogo com as instituições com vistas a elaboração de uma carta manifestando interesse na aprovação e manutenção da APCN.
    • ii) Oficialização do termo de cooperação técnica entre as instituições associadas. 

    Risco Estratégico 3: Inviabilidade do funcionamento do Programa no Câmpus de Arraias

    Ações de Mitigação:

    • i) Realocação do polo para outro câmpus ou outra instituição associada no Tocantins (IFTO, UNITINS, UFNT).
    • ii) Estabelecimento de comissão própria para análise da situação e apreciação no Colegiado do Programa.

    Risco Estratégico 4: Produção quantitativa insatisfatória de publicações em estratos superiores por parte dos docentes e discentes do Programa

    Ações de Mitigação:

    • i) Participação nos grupos de pesquisas para produção de artigos científicos para fins de publicação;
    • ii) Organização de livros e capítulos de livros com docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática no Tocantins (PPGEMaT) e de outros Programas de Pós-Graduação;
    • iii) Organização e publicação de dossiês temáticos, números ou seções especiais em periódicos científicos da área de Ensino

    Risco Estratégico 5: Falta de experiência de alguns docentes em orientação de pesquisas a nível de Mestrado

    Ações de Mitigação:

    • i) Interação, na equipe, de pesquisadores experientes e pesquisadores recém doutores nos projetos de pesquisas do programa (PPP), nos seminários, nas disciplinas e grupos de pesquisas.
    • ii) Realização de orientação com a coorientação de docente experiente.

    Risco Operacional 1: Falta de infraestrutura e pessoal para desenvolver as atividades do PPGEMaT

    Ações de Mitigação:

    • i) Estabelecimento de diálogo com as IES associadas a fim de garantir as condições plenas para funcionamento do PPGEMaT; 
    • ii) Busca de parceria entre servidores das instituições associadas que possam colaborar com a gestão do PPGEMaT.

    Risco Operacional 2: Negativa dos professores para integrar o corpo docente do PPGEMaT

    Ações de Mitigação:

    • i) Estabelecimento de diálogos em relação à importância do PPGEMaT e ao cumprimento da função social das IES. 
    • ii) Publicação de editais para credenciamento e recredenciamento de docentes permanentes e colaboradores no PPGEMaT.

    Risco Operacional 3: Baixa procura de candidatos ao PPGEMaT

    Ações de Mitigação: 

    • i) Investimento em divulgação do PPGEMaT e de suas ações em sites, redes sociais e outros meios de comunicação. 
    • ii) Divulgar o PPGEMaT nos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia, nas secretarias e diretorias de educação.

    Risco Operacional 4: Não adequação do horário de trabalho dos discentes para o desenvolvimento satisfatório das atividades do Programa

    Ações de Mitigação:

    • i) Oferta do Curso em finais de semana e períodos de recesso escolar. 
    • ii) Parceria com as redes estadual, municipal e particular de educação básica do Tocantins.

    Risco Operacional 5: Evasão e retenção de estudantes, por motivos financeiros e/ou inerentes à prática da pesquisa

    Ações de Mitigação:

    • i) Disponibilização de bolsas de estudos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT), da própria Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) ou ainda de projetos de professores do programa;
    • ii) realização de encontros entre professores e estudantes, em diferentes espaços curriculares do Programa (Grupos de Pesquisa, Vivências, disciplinas) para fins de estudos e orientação.

    Risco Operacional 6: Problemas com a rede de internet e/ou sistemas computacionais

    Ações de Mitigação:

    • i) Gravação das atividades desenvolvidas nos polos que estão virtualmente operantes; 
    • ii) Busca permanente pela manutenção da qualidade de acesso à internet nos espaços de estudos dos três polos do PPGEMaT.


    Tags:  PPGEMaT,  Arraias.  
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