Esse site utiliza cookies
Wdê e os rios Tocantins e Araguaia
Thiago Nilton Alves Pereira, Mac David da Silva Pinto, Jhulya Gabriely Ferreira Rocha, Rafaela Batista de Almeida, João Marcelo dos Santos Carvalho
Sinopse: Wdê, a guardiã da natureza, nos conduz por uma nova aventura pelos rios Tocantins e Araguaia. O rio Tocantins é longo, forte e cheio de vida, sendo importante para as comunidades e ecossistemas ao seu redor. Já o Araguaia encanta com sua beleza e se transforma em um grande jardim aquático durante as cheias. Ambos os rios abrigam uma rica diversidade de peixes, aves, capivaras, tartarugas e muito mais. Mais do que paisagens bonitas, os rios são fontes de vida, cultura, alimento e transporte. Wdê nos ensina que proteger as águas é proteger todos os seres vivos. Com sensibilidade e sabedoria, ela convida crianças e adultos a conhecerem e cuidarem desses tesouros naturais. Cada página dessa história inspira a admiração pela natureza. Os rios são fundamentais para o presente e o futuro. Quem cuida dos rios, cuida da vida.
Ficha Técnica
Autor/a(s) ou Organizador/a(s): | Thiago Nilton Alves Pereira, Mac David da Silva Pinto, Jhulya Gabriely Ferreira Rocha, Rafaela Batista de Almeida, João Marcelo dos Santos Carvalho |
Ano de Publicação: | 2025 |
Área/Sub-Área: | Educação Ambiental |
Categoria: | Cartilha |
Formato: | E-book |
Páginas: | 29 |
ISBN: | 978-65-5390-212-1 |
Sobre os autores/organizadores:
Thiago Nilton Alves Pereira é Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Tocantins, mestreem Zoologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Doutor em Ciências pelaUniversidade de São Paulo (USP). Atualmente é professor adkunto do Curso deCiências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) e do Programa de Pós-Graduaçãoem Biodiversidade, Ecologia e Conservação da UFT. Tem desenvolvido suasatividades de pesquisa em txonomia, morfologia de peixes de água doce da regiãoneotropical e em educação ambiental, saúde e lazer.
Mac David da Silva Pinto é Graduado em Ciências Biológicas e mestrado em Ciências do Ambiente pelaUniversidade Federal do Tocantins e Doutorado em Biodiversidade eBiotecnologia pela Universidade Federal de Rondônia. É professor Associado daUFT, atuando nos curso de Licenciatura e Bacharelado de Ciências Biológicas eno Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos(ProfÁgua). Tem desenvolvido suas atividades de pesquisa em Ecologia deComunidades Aquáticas, Serviços ecossistêmicos, Avaliação de ImpactosAmbientais e Gestão de Recursos Hídricos. Atualmente também é vice-presidente do Comitê de Bacia do Lago de Palmas (CBHLP) como membro daSociedade Civil.
Jhulya Gabriely Ferreira Rocha é Graduanda do curso de bacharelado em Ciências Biológicas pela UniversidadeFederal do Tocantins (UFT). Possui experiência profissional no Herbário da UFT,onde adquiriu conhecimento em botânica e manejo de coleções e naPrefeitura de Porto Nacional, atuando em projetos de educação elicenciamento ambiental para promover o desenvolvimento sustentável e aconscientização na comunidade.
Rafaela Batista de Almeida é Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Tocantins(UFT), campus Porto Nacional. Atualmente, é estagiária no Laboratório deMicrobiologia Ambiental e Biotecnologia, na UFT-Palmas, onde desenvolveatividades voltadas à ecologia microbiana do Cerrado.
João Marcelo dos Santos Carvalho é Graduando do curso de bacharelado em Ciências Biológicas pela UniversidadeFederal do Tocantins (UFT). Vinculado ao Laboratório de Entomologia da UFT(LabEnt), atuo na área de taxonomia de insetos negligenciados, com ênfase embesouros aquáticos.