Esse site utiliza cookies
Manual da Extensão Rural: prática coletiva, acesso ao mercado e monitoramento econômico para grupos sociais
Cleiton Silva Ferreira Milagres; Renata Rauta Petarly; Juliana Aguiar de Melo; Diego Neves de Sousa
Sinopse: O Manual Sobre Extensão Rural apresenta um conjunto de informações sobre a orientação técnica no campo e objetiva apoiar as ações de extensionistas nas áreas rurais, tanto em programas e projetos de extensão universitária quanto para auxiliar nos processos de intervenção de técnicos de empresas públicas e privadas de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para atuar com diversos públicos e problemáticas do mundo rural. A ideia de construir um manual voltado para algumas questões da Extensão Rural vai de encontro ao objetivo geral do Programa de Extensão intitulado “Sociedade, Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional” que é realizar atividades de educação informal sobre temas correlatos ao meio ambiente e que proporcione a construção do conhecimento e a troca de saberes, seja por meio da transmissão de informações e/ou na sensibilização com os atores locais no campo.
Ficha Técnica
Autor/a(s) ou Organizador/a(s): | Cleiton Silva Ferreira Milagres; Renata Rauta Petarly; Juliana Aguiar de Melo; Diego Neves de Sousa |
Ano de Publicação: | 2023 |
Área/Sub-Área: | Ciências Agrárias |
Categoria: | Obras Acadêmicas |
Formato: | e-Book |
Páginas: | 108 |
ISBN: | 978-65-5 390-069-1 |
Sobre os autores/organizadores:
Cleiton Silva Ferreira Milagres é bacharel em Gestão de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) com mestrado em Extensão Rural (UFV) e doutorado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Atualmente é professor adjunto IV no curso de Administração e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PGDR/UFT) e Gestão de Políticas Públicas (GESPOL/UFT). Lidera o Grupo de Pesquisa e Extensão: "Cooperativismo, Extensão Rural e Processos Participativos". Fundador do Núcleo de Estudos Rurais, Desigualdades e Sistemas Socioecológicos (NERUDS) e membro do Comitê Internacional do SIBEP - Seminário Internacional Brasil, Espanha e Portugal.
Renata Rauta Petarly é docente na Universidade Federal do Norte do Tocantins, no curso superior de Tecnologia em Gestão de Cooperativas e do Programa de Pós Graduação em Estudos de Cultura e Território. Doutora em Desenvolvimento Regional, pela Universidade Federal do Tocantins. Mestre em Extensão Rural pela Universidade Federal de Viçosa e bacharel em Gestão de Cooperativas também pela Universidade Federal de Viçosa. Já trabalhou como analista de Capacitação e Monitoramento do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do estado do Tocantins. Além de trabalhar com extensão rural e metodologias participativas, também trabalha com assessoria a projetos de desenvolvimento comunitário e organização do quadro social de cooperativas.
Juliana Aguiar de Melo é Doutoranda em Planejamento Urbano e Regional (UFRJ/IPPUR), Mestre em Desenvolvimento Regional (UFT) e Graduada em Ciências Econômicas (UFV - MG). Professora do Colegiado de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Tocantins, responsável pelas disciplinas de Teoria Macroeconômica, Economia Regional e Urbana, Política e Planejamento Econômico, vice coordenadora do Núcleo de Estudos Rurais, Desigualdades e Sistemas Socioecológicos - NERUDS/UFT. Atua em projetos de desenvolvimento regional, territorial e planejamento urbano, em temas de inclusão produtiva, bioeconomia, Inovação e educação financeira. É colaboradora do CDR-Centro (MEC/CGEE) e do Projeto Tocantins 2045.
Diego Neves de Sousa é Pós-doutor do Programa em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (UFT), doutor em desenvolvimento rural (UFRGS), mestre em extensão rural (UFV), gestor de cooperativas (UFV) e sociólogo (UNIP). Atuo nos processos de transferência de tecnologia, no desenvolvimento tecnológico, na elaboração de planos de marketing e de comunicação, além de estudos prospectivos/socioeconômicos e na extensão inovadora conduzidos pela Embrapa Pesca e Aquicultura relacionados aos temas: pesca e aquicultura; sistemas agrícolas integrados; alimentação; desenvolvimento rural e regional; políticas públicas da agricultura familiar; extensão rural, pesqueira e aquícola; inovação social e inclusão produtiva para os atores do meio rural.