Esse site utiliza cookies
Sobre o Opaje
O Núcleo de Pesquisa Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (Opaje) foi criado com o propósito de estudar e integrar, de maneira multidisciplinar, conhecimentos nas áreas social, comunicacional, jornalística, educacional, econômica e política. Seu desafio é transformar conceitos e paradigmas em percepções, pesquisas e ações que avancem na comunicação, no jornalismo e na educação. O Opaje visa desenvolver estudos, métodos e projetos de pesquisa e extensão que promovam a formação de grupos de estudo, a colaboração interdisciplinar, parcerias institucionais, cursos de especialização, produção acadêmica, avaliação de conteúdos jornalísticos e contribuições para políticas públicas na área.
Para informações detalhadas sobre a criação e funcionamento do Núcleo de Pesquisa Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (Opaje), consulte a Resolução nº 23/2014 - Consepe.
Linhas de Pesquisa
O Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (Opaje) tendo como base acadêmica a pesquisa e a extensão de forma interdisciplinar atuará na confluência entre Comunicação, Jornalismo e Educação, sendo organizado a partir de quatro eixos e/ou linhas de ações:
Eixo 1: Processos formativos e de ensino em Comunicação, Jornalismo e Educação
Eixo 2: Políticas de formação e de ensino em Comunicação, Jornalismo e Educação
Eixo 3: Estudos culturais e contemporâneos em Comunicação, Jornalismo e Educação
Eixo 4: Tecnologias da Informação e da Comunicação Digitais, produtos e processos comunicacionais
Objetivo Geral
O Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (Opaje) tem como objetivo proporcionar a reflexão e desenvolver estudos, métodos, pesquisas e projetos de pesquisa e extensão voltados para a comunicação, jornalismo e a educação em geral e especial para o ensino e a formação desses profissionais.
Objetivos Específicos
- Contribuir para a formação de grupos de estudo na área de comunicação, jornalismo e educação.
- Desenvolver hábitos de colaboração de trabalhos e estudos de forma interdisciplinar, transdisciplinar e multidisciplinar.
- Prestar assessoria aos profissionais da comunicação e da educação.
- Desenvolver parcerias com instituições e profissionais da comunicação e da educação.
- Desenvolver projetos de extensão e P&D, especialmente, direcionados para a educação em comunicação, presenciais e/ou mediado pelas tecnologias digitais (EaD).
- Promover cursos de aperfeiçoamento e especialização voltados para os profissionais da comunicação e do jornalismo.
- Produzir materiais, P&D, tecnologias da informação e comunicação (TIC) e outros recursos didáticos.
- Contribuir para a reflexão e para a proposição de políticas públicas voltadas para a comunicação, o jornalismo e a educação.
- Contribuir para a reflexão, elaboração e reestruturação dos projetos pedagógicosdos cursos de comunicação e jornalismo, preceituado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais.
- Fomentar e fortalecer processos de mudanças e qualificação docente.
- Realizar encontros científicos e seminários sobre o ensino e a formação em comunicação e jornalismo.
- Produzir e divulgar trabalhos acadêmicos sobre comunicação, jornalismo e educação.
- Contribuir para a valorização dos profissionais da comunicação, do jornalismo e da educação.
- Desenvolver ações voltadas para avaliar conteúdos, processos e condutas dos meios de comunicação e seus profissionais.
- Monitorar toda e qualquer pesquisa voltada para avaliar conteúdos, processos e condutas dos produtos jornalísticos veiculados por meios de comunicação e seus profissionais, a fim de produzir diagnósticos sobre a natureza e a qualidade deste trabalho.