Esse site utiliza cookies
Videocast Fazer Ciência da UFT TV lança primeiro episódio
Com o objetivo de divulgar as pesquisas que são desenvolvidas pelos servidores e alunos da Universidade Federal do Tocantins (UFT), além de aproximar a educação, ciência e tecnologia desenvolvidas no âmbito acadêmico ao dia a dia da sociedade, a Diretoria de Rádio e TV lança nesta quinta-feira, (12), o programa Fazer Ciência, no Canal @UFTTV na plataforma de vídeos Youtube.
Com o formato de videocast, nova tipologia de produção audiovisual que vem ganhando audiência nas plataformas de todo o mundo, surge de um termo semelhante a um outro já bem conhecido: Podcast. Na prática, apenas o formato diferencia esses dois tipos de conteúdo. Videocast vem de Vodcast que, por sua vez, é a abreviação de “Video-On-Demand-Cast”, sendo uma versão em vídeo de um Podcast. E, ao invés de apenas ouvirem, o público consegue assistir à gravação, tornando a experiência mais completa. Com isso, passa a ser possível captar as expressões e reações de quem está participando da gravação, aumentando a imersão daqueles que consomem o conteúdo.
O programa será quinzenal e contará com 10 episódios nesta primeira temporada. Quem conversa com os pesquisadores é a jornalista e servidora da UFT Poliana Macedo. As entrevistas são remotas, possibilitando a maior adesão dos participantes nos cinco câmpus da universidade: Palmas, Miracema, Porto Nacional, Arraias e Gurupi.
Filigraneiros
No primeiro episódio, o Fazer Ciência recebe o pesquisador e egresso do curso de História e do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGG) ofertados no Câmpus de Porto Nacional, Wátila Misla. Também professor da educação básica em Dianópolis, Wátila desenvolveu pesquisa sobre os Filigraneiros de Natividade, cidade histórica da região sudeste do Tocantins, na qual resultou na publicação de um livro e diversos artigos sobre o tema.
Filigrana é um trabalho ornamental feito de fios muito finos e pequeninas bolas de metal (ouro ou prata), soldadas de forma a compor um desenho. Em Natividade, essa técnica atravessou gerações, e historicamente, há comprovação documental dos séculos 18 e 19 de joias em inventários. A técnica da produção da joia é um patrimônio imaterial permeado de símbolos e significados.
Fazer Ciência
O “Fazer Ciência” é o novo projeto de áudio e vídeo da Diretoria de Rádio e TV da Universidade Federal do Tocantins que pretende divulgar a produção científica da universidade, seja no campo da pesquisa, ensino ou extensão. O programa é quinzenal e será veiculado no Canal @UFTTV na plataforma Youtube.
Acesse e assista o programa pelo link:
