Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Universidade da Maturidade vence prêmio nacional de direitos humanos na categoria Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa

    Universidade da Maturidade vence prêmio nacional de direitos humanos na categoria Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa


    Por  Ascom UMA | Edição: Virgínia Magrin e | Revisão: Paulo Aires  | Publicado em 05/12/2025 - 12:52  | Atualizado em 05/12/2025 - 14:19
    Compartilhe:

    A Universidade da Maturidade (UMA), tecnologia social da Universidade Federal do Tocantins (UFT), é vencedora do Prêmio Direitos Humanos – Edição Luiz Gama & Esperança Garcia, na categoria “Garantia dos Direitos da Pessoa Idosa”. A premiação é promovida pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC). A cerimônia de entrega ocorrerá na próxima quarta-feira, 10, durante a 13ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, em Brasília.

    O prêmio é considerado o mais tradicional reconhecimento público do Estado brasileiro destinado a pessoas e instituições que atuam na promoção da dignidade humana. Em 2025, a edição presta homenagem a Luiz Gama e Esperança Garcia, figuras históricas da luta antirracista.

    O coordenador da UMA, Luiz Sinésio Neto, ressalta que o reconhecimento simboliza a consolidação de quase duas décadas de dedicação e transformação social. “Receber essa premiação é uma honra indescritível. Este reconhecimento nacional é fruto de muito trabalho realizado ao longo de quase 20 anos, sempre com o compromisso de promover a dignidade, o respeito e os direitos da pessoa idosa. A UMA nasceu para transformar vidas e hoje colhemos, com orgulho, os resultados de uma trajetória construída coletivamente, com educadores, parceiros e, principalmente, com nossos acadêmicos, que nos ensinam diariamente sobre força, esperança e protagonismo”.

    Sobre o Prêmio

    Criado em 1995, o Prêmio Direitos Humanos se consolidou como uma espécie de bússola ética do país, destacando trajetórias que, por meio do compromisso público, da coragem cívica e da ação transformadora, expandem fronteiras e reafirmam a centralidade da dignidade humana como princípio fundante da República.

    Reconhecido como o mais tradicional e expressivo tributo público concedido pelo Estado brasileiro a pessoas, iniciativas e instituições dedicadas à promoção da dignidade humana, o prêmio reafirma seu papel histórico como referência nacional e internacional no fortalecimento da agenda dos direitos humanos.

    UMA vence premiação promovida pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (Foto: Divulgação)


    Tags:  UMA,  Ação de extensão,  palmas.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.