Esse site utiliza cookies
UFT sedia capacitação em "Athis e Patrimônio Histórico" voltada à regularização de edificações tombadas
Nos dias 5 e 6 de maio de 2025, o auditório da Reitoria da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas, será palco da capacitação "Athis e Patrimônio Histórico: Regularização de Edificações Tombadas". A atividade integra o Projeto Canteiro Modelo do Tocantins, idealizado pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) em parceria com a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto).
Segundo as informações do projeto, a proposta é importante no contexto tocantinense, em municípios como Natividade e Porto Nacional, onde há um acervo histórico expressivo e uma demanda urgente por regularização de edificações tombadas.
O evento é realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins e conta com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O seminário é destinado a arquitetos e urbanistas, engenheiros civis, estudantes de Arquitetura, Urbanismo e Direito, gestores públicos, técnicos e demais profissionais envolvidos com a preservação do patrimônio histórico.
Athis, que significa Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social, é um programa estabelecido pela Lei Federal nº 11.888/2008 no Brasil. Ele garante que famílias com renda mensal de até três salários mínimos tenham acesso a assistência técnica pública e gratuita nas áreas de Arquitetura, Urbanismo e Engenharia para a construção, reforma, ampliação ou regularização fundiária de suas moradias.
Segundo Bruno Carrilho, coordenador do projeto, "a capacitação representa um importante espaço de diálogo e formação, com foco na valorização da arquitetura histórica e na promoção da cidadania através da moradia digna e da preservação da memória coletiva".
Programação:
05 de maio, no auditório da Reitoria UFT:
07h30 – Credenciamento e apresentação artística com Diego Brito;
08h00 – Abertura institucional com representantes do CAU, Iphan, Ministério Público Federal e Estadual;
09h00 – Palestra: O Papel do CAU na Preservação do Patrimônio Cultural: Desafios e Oportunidades para o Exercício Profissional com Graciete Guerra da Costa e Bruna Meneses;
10h00 – Coffee break;
11h00 – Sessão de discussão e troca de experiências;
14h00 – Mesa-redonda: As experiências dos Canteiros Modelo de Conservação nos Territórios: Memória, Conservação e Cidadania, com professora Joselia da Silva Alves, Luciane Cleonice Durante, Luciana, Mariana Laert Costa de Almeida e professora Karine;
15h30 – Coffee break;
16h00 – Sessão de discussão e troca de experiências.
06 de maio, em Porto Nacional:
07h00 – Visita técnica ao patrimônio histórico de Porto Nacional, guiada por por especialistas do Iphan e arquitetos locais;
10h00 – Coffee break;
14h00 – Palestra: "Athis como Ferramenta de Inclusão Social e Preservação Cultural", com Luciana (ComSaúde), professores convidados e conselheiro especialista em habitação de interesse social.