Esse site utiliza cookies
TCU lança pesquisa para estudantes visando avaliar a assistência estudantil nas universidades federais
O Tribunal de Contas da União (TCU) está realizando pesquisa com estudantes universitários para avaliar ações de assistência estudantil que existem nas instituições de ensino, como alimentação, transporte e moradia. Os estudantes poderão responder ao questionário, que será enviado a cada um deles (por e-mail) pelas próprias universidades, até o dia 24 de novembro de 2025.
A avaliação vai colher informações sobre como os estudantes acessam os benefícios e sobre sua participação nas discussões do programa. O TCU também quer saber se as informações sobre o tema são claras e transparentes.
Essa é uma iniciativa do TCU para acompanhar o funcionamento da Política Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), que ajuda estudantes a concluírem a educação superior, principalmente aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
O Tribunal quer saber se as universidades federais estão colocando em prática ações para melhorar a assistência aos estudantes, quais sejam:
- Organização dos processos de seleção dos estudantes que poderão receber os benefícios;
- Divulgação de informações sobre os auxílios disponíveis nas redes sociais das universidades;
- Criação de regras para que os estudantes possam participar das decisões sobre assistência estudantil.
Essas foram algumas das recomendações que o TCU fez como resultado de uma auditoria em 2023. Além de ouvir os próprios estudantes, o TCU vai dialogar com o Ministério da Educação (MEC) e as universidades federais.
É muito importante que os estudantes participem, porque isso vai ajudar o TCU a entender melhor como o Pnaes está funcionando em cada universidade. Assim, será possível identificar o que precisa ser melhorado.
Em busca da percepção estudantil
Segundo o pró-reitor de Assistência Estudantil da UFT, professor Kherlley Caxias, a Politica de Assistência Estudantil tem como principal objetivo a garantia da permanência dos/as estudantes na universidade até a conclusão do curso.
Os diversos programas e projetos são destinados para os/as estudantes atingirem sucesso acadêmico. Como os destinatários/as da Politica de Assistência Estudantil são os próprios estudantes é necessário ouvir sua percepção e avaliação dessa política pública. Por isso a pesquisa do Tribunal de Contas da União é muito importante para a universidade porque vai gerar informações valiosas sobre o impacto real que está acontecendo na vida dos estudantes e sobre as possíveis áreas da política que precisam ser revistas e aperfeiçoadas. Espero que a comunidade estudantil participe e responda a todo o questionário do TCU. (Kherlley Caxias)
Serviço
Leia a íntegra da decisão: Acórdão 2281/2024-Plenário
Processo: TC 017.513/2023-5
Atendimento ao cidadão - e-mail: ouvidoria@tcu.gov.br
(Com colaboração de Samuel Lima (Sucom/UFT)