Esse site utiliza cookies
Seduc-TO e UFT lançam quatro cursos de pós-graduação gratuitos na área educacional para profissionais da rede pública
Professores e profissionais técnicos das redes públicas de educação estadual, municipal e federal do Tocantins, além de profissionais vinculados à Secretaria Estadual de Saúde, terão a oportunidade de iniciar em 2025 cursos de pós-graduação totalmente gratuitos e presenciais: começam nesta quinta-feira (22) e seguem até o dia 15 de junho as inscrições para quatro especializações ofertadas pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio do Centro de Formação, Extensão, Inovação e Pesquisa em Educação, Lazer e Saúde (Cepels) em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seduc-TO). Os cursos ofertados são: Gestão de Equipes e Liderança Educacional; Inovação Pedagógica na Educação Digital; Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtorno do Espectro Autista, Altas Habilidades e Superdotação; e Bem-Estar, Saúde e Lazer Docente.
Com carga horária de 450 horas, os cursos de pós-graduação lato sensu terão início no dia 8 de agosto e seguem até julho de 2026. As aulas serão presenciais no Câmpus de Palmas da UFT, às sextas-feiras no período noturno e aos sábados nos turnos matutino e vespertino.
Serão ofertadas 60 vagas para cada curso, totalizando 240 vagas, distribuídas entre profissionais da rede estadual de educação (professores das escolas e técnicos vinculados à Seduc-TO), profissionais vinculados à rede pública dos municípios do Tocantins, profissionais vinculados à Secretaria da Saúde do Tocantins (Sesau-TO) e técnicos-administrativos da UFT. Conforme regulamentado na Política de Ações Afirmativas da UFT, o edital prevê reserva de vagas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e/ou pessoas com deficiência. Podem se inscrever profissionais graduados em qualquer área do conhecimento e a seleção dos alunos será feita em três etapas: prova escrita, avaliação de currículo e carta de motivação. Além de não haver qualquer taxa ou custo para os alunos de matrícula ou mensalidade, as inscrições para o processo seletivo também são gratuitas. O edital e o link para inscrições serão publicados na página www.uft.edu.br/cepels.
O anúncio do lançamento das pós-graduações foi oficializado em uma reunião realizada nesta quarta-feira (21) no Palácio Araguaia, sede do governo estadual, pelo governador do Estado, Wanderlei Barbosa, pelo secretário Educação do Estado, Fábio Vaz, e pelo coordenador do Cepels/UFT, Kelber Abrão.
Durante o encontro, o governador destacou a importância da ação para o fortalecimento da educação no estado. “Quero cumprimentar todo o sistema de educação do nosso estado. Quero falar da minha alegria de estar levando benefícios aos nossos professores, mais uma vez", disse ele.
O secretário estadual da Educação, Fábio Vaz, ressaltou que a oferta dos cursos integra o Programa de Fortalecimento da Educação (Profe) e reforça a política de valorização dos professores da rede pública. “Esse é o terceiro convênio com a Universidade Federal do Tocantins [UFT], sendo o maior de todos. Nós estamos oferecendo 240 vagas em quatro áreas extremamente importantes e aguardadas pelos nossos professores. É um convênio que vem em um momento muito importante. A UFT vem trabalhando em sintonia com a educação estadual, em sintonia com o Governo do Estado, para qualificar os nossos professores. Então, é uma parceria muito bem-vinda, muito importante, que vai trazer muita qualidade para a educação tocantinense”, afirmou o titular da Seduc.
O coordenador do projeto na UFT, Kelber Abrão, destacou que os cursos terão uma abordagem interdisciplinar e que a oferta partiu de um diagnóstico da demanda existente por formação continuada no Estado. "Nós fizemos um mapeamento dentro da pasta da Educação e identificamos que a gente precisava de uma pós-graduação que trabalhasse o transtorno do espectro autista, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, altas habilidades e superdotação. Além disso, elaboramos os cursos voltados para gestão educacional e liderança, inovação pedagógica, e, também, uma especialização pensando especialmente na saúde, no bem-estar e no lazer dos docentes".
Serviço:
O quê: processo seletivo para alunos regulares de cursos de pós-graduação gratuitos na área educacional
Cursos ofertados:
- Gestão de Equipes e Liderança Educacional;
- Inovação Pedagógica na Educação Digital;
- Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, Transtorno do Espectro Autista, Altas Habilidades e Superdotação;
- Bem-Estar, Saúde e Lazer Docente.
Inscrições: gratuitas, de 22 de maio a 15 de junho, no site www.uft.edu.br/cepels
Aulas: presenciais no Câmpus de Palmas da UFT, a partir de 9 de agosto até julho de 2026, sextas-feiras no período noturno e sábados nos turnos matutino e vespertino.
Mais informações no Instagram @cepels_uft.