Esse site utiliza cookies
UFT lança primeiro edital para licenciamento de patente com potencial farmacêutico
A Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Diretoria de Inovação e Transferência de Tecnologia (DITT/Inovato), lançou nesta terça-feira, 11 de novembro, o primeiro edital de Oferta Tecnológica da instituição. O documento abre a seleção de empresas interessadas em obter licença exclusiva para uso e exploração comercial da tecnologia intitulada “Uso de extrato de Chiococca alba (L.) contra o vírus da dengue”.
Extrato de planta mostra potencial contra o vírus da dengue
A tecnologia, protegida por patente concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) sob o número BR 10 2018 071298-5, utiliza o extrato da planta Chiococca alba (L.) em formulações farmacêuticas como cápsulas e comprimidos orais com potencial antiviral contra o vírus da dengue.
A proposta oferece uma alternativa inovadora e segura para o tratamento da doença, uma das mais recorrentes e preocupantes no cenário das enfermidades tropicais brasileiras. Mais informações sobre a patente estão disponíveis na Vitrine Tecnológica da UFT que reúne diversas tecnologias com potencial de aplicação no mercado, desenvolvidas por pesquisadores da universidade.
Prevista na Lei de Inovação (Lei nº 10.973/2004) e regulamentada pelo Decreto nº 9.283/2018, a Oferta Tecnológica é um instrumento que assegura igualdade de oportunidades para empresas interessadas em licenciar tecnologias produzidas pela UFT.
O edital prevê licenciamento oneroso e exclusivo em território nacional, com seleção baseada em três critérios principais: Maior percentual de royalties; Maior taxa de acesso à tecnologia; Menor prazo para início da exploração comercial.
As propostas podem ser enviadas até 5 de dezembro de 2025. Acesse o edital de Oferta Tecnológica no site da Inovato.
Licenciamento busca conectar pesquisa acadêmica e setor produtivo
Para a professora Claudia Auler, diretora de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFT, o lançamento deste edital marca um passo histórico para o fortalecimento da cultura de inovação na universidade:
“A publicação do primeiro edital de Oferta Tecnológica da UFT representa mais do que um marco jurídico, é um símbolo da nossa maturidade institucional em transformar invenção em inovação, de fato. Essa tecnologia, nascida dos nossos laboratórios, demonstra como o conhecimento científico pode se converter em soluções reais para a sociedade, especialmente quando falamos de doenças negligenciadas como a dengue. Com esse edital, abrimos um novo ciclo de transferência de tecnologia que conecta a universidade ao setor produtivo e impulsiona o desenvolvimento do Tocantins e da Amazônia Legal.”
A iniciativa faz parte das ações estratégicas da Inovato para estimular o licenciamento de tecnologias e o empreendedorismo inovador na UFT. Além de fomentar a aproximação entre pesquisadores e empresas, o processo contribui para o cumprimento dos Desafios 3 e 4 do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2021–2025), que abordam inovação, transferência de tecnologia, empreendedorismo e reconhecimento social.