Esse site utiliza cookies
Reitor Bovolato percorre setores da UFT para agradecer servidores pelos dois mandatos
Nas duas últimas semanas, o reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), professor Luís Eduardo Bovolato, percorreu as pastas que compõem a Reitoria da instituição para expressar pessoalmente sua gratidão pelo trabalho desenvolvido pelas equipes e gestores ao longo dos seus dois mandatos, que se encerram no próximo dia 14 de setembro.
O gesto, singelo e ao mesmo tempo simbólico, foi recebido com emoção por muitos servidores, que destacaram a atitude como um marco de humildade, reconhecimento e respeito à comunidade universitária.
Reconhecimento e emoção
Na manhã do dia 26 de agosto, o reitor visitou a Superintendência de Comunicação (Sucom) e a Pró-Reitoria de Avaliação e Planejamento (Proap). No setor de comunicação, o momento foi marcado por acolhimento e emoção. O servidor Paulo Aires, também poeta e escritor, dedicou um texto ao reitor, enaltecendo suas virtudes pessoais e institucionais. Em um dos trechos, ele define Bovolato como:
“Um mestre que, em suas relações institucionais e interpessoais, transcende educação, prontidão para ouvir, discrição, bom senso, calmaria, eficiência profissional e, principalmente, respeito humano.”
O texto, lido em voz alta pelo superintendente de comunicação, Kleber Abreu, emocionou os presentes e sintetizou o sentimento de gratidão compartilhado pela equipe da Sucom. Em outro trecho da carta, Paulo destaca:
“Horas, dias e anos passam. As gestões passam. Ficam o exemplo e os frutos de uma jornada de intensa dedicação a serviço da missão maior da instituição.”
Durante o encontro, Kleber relembrou episódios vividos ao longo da gestão e reforçou o perfil respeitoso e colaborativo de Bovolato:
“Desde o início, o professor Bovolato sempre manteve uma postura polida, sensata e extremamente profissional. Em todas as situações, sua escuta atenta e seu respeito pelos processos e pelas pessoas fizeram diferença. Essa visita, esse agradecimento, diz muito sobre quem ele é como gestor e como ser humano.”
A jornalista Virgínia Magrin, servidora da UFT desde 2008, também destacou a atitude do reitor como inédita entre as gestões pelas quais já passou:
“O professor Bovolato é uma figura que tem muito a nos ensinar. Essa simples visita de agradecimento demonstra humildade e a noção de reconhecimento do trabalho executado por todos nós”, afirmou.
A gestão que valorizou o diálogo e a sensatez
O diretor da Rádio Universitária UFT-FM, Junior Duarte, também prestou sua homenagem e agradecimento, em nome de toda a equipe da emissora:
“A equipe da Rádio Universitária UFT-FM registra seu agradecimento especial ao professor Luiz Eduardo Bovolato pelos anos de dedicação à frente da Universidade Federal do Tocantins. Foram dois mandatos de escuta atenta, diálogo aberto e apoio constante, nos quais nossa emissora sempre encontrou acolhimento e parceria. Sua forma humana de conduzir a gestão fortaleceu não apenas a UFT, mas também o papel da rádio como espaço de cultura, informação e cidadania. Ficam aqui nosso reconhecimento e a certeza de que sua marca de sensibilidade e compromisso seguirá como inspiração para todos nós.”
O pró-reitor de Assistência Estudantil, Kherlley Barbosa, fez questão de lembrar os desafios enfrentados durante os últimos anos e a firmeza com que o reitor conduziu a universidade:
“O reitor Bovolato foi um farol na orientação dos trabalhos da Reitoria. Durante sua gestão, passamos por restrição orçamentária, pela pandemia da Covid-19 e por momentos de ataque às instituições federais, tentando inculcar na população que a universidade pública brasileira é espaço de balbúrdia. Nesse contexto, Bovolato conduziu com tranquilidade e serenidade a UFT, a fim de que atingisse seus objetivos de formação científica de qualidade, inclusão social e aproximação do saber acadêmico com a comunidade. Aprendemos muito com o estilo de gestão dele. Na Assistência Estudantil, ele sempre apoiou a política e as ações voltadas para melhor atender os/as estudantes vulneráveis.”
Confira alguns registros da despedida do reitor:
Com o encerramento da gestão do professor Luís Eduardo Bovolato, a UFT se prepara para um novo capítulo. A partir de 14 de setembro de 2025, assume a reitoria a professora Maria Santana Milhomem, que será a primeira mulher negra a ocupar esse cargo na Universidade.