Esse site utiliza cookies
Quarto módulo de aulas dos cursos de pós-graduação do Cepels impulsiona cuidados com a saúde e o bem-estar dos alunos
O Centro de Formação, Extensão, Inovação e Pesquisa em Educação, Lazer e Saúde (Cepels), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), marcou mais um capítulo na sua jornada de capacitação docente. Nos dias 7 e 8 de novembro, o centro realizou o quarto módulo de disciplinas de seus cursos de pós-graduação lato sensu, com uma programação que mesclou o aprofundamento em temas cruciais da educação contemporânea e atividades dedicadas à saúde e autocuidado.
A turma do curso de especialização em TDAH, TEA, Altas Habilidades e Superdotação teve a disciplina "Fundamentos Teóricos do TDAH", com a condução do professor Thiago Nilton Pereira. “Nosso foco é proporcionar uma formação robusta sobre o TDAH, com atividades que desenvolvam a compreensão sobre o diagnóstico e o plano de ensino individualizado”, explicou o professor.
Enquanto isso, "Comunicação na Era Digital nos Espaços Educacionais" foi o tema da aula da turma do curso de especialização em Inovação Pedagógica na Educação Digital, com a professora Bianca Zanella, que concluiu a disciplina com um desafio que envolveu diferentes enigmas e "caça a pistas" dentro e fora da sala de aula. Para ela, o destaque da aula foi trazer para a disciplina a experiência dos estudantes: “Todos somos comunicadores, mas nem sempre pensamos criticamente sobre isso. Então, a proposta aqui é usar as vivências que todos têm e buscar ressignificá-las a partir de reflexões sobre as bases teóricas para aprimorar a comunicação no ambiente educacional".
Sob a liderança da professora Rosilene Lagares, a turma do curso de Gestão de Equipes e Liderança Educacional dedicou o fim de semana ao estudo do tema "Processos e Métodos Ágeis de Gestão na Educação". "Trabalhamos com aulas dialogadas, estudos em grupo e elaboração de propostas de gestão utilizando metodologias ágeis, estimulando a reflexão crítica sobre a prática educacional”, pontuou a professora.
Por fim, a turma do curso de especialização em Bem-Estar, Saúde e Lazer Docente trabalhou a "Saúde Física e Emocional no Ambiente Escolar", com o professor e coordenador do Cepels, Kelber Abrão, e também as participações dos educadores Hiago Cruz e Ana Paula. “Trabalhamos com dinâmicas interdisciplinares e atividades voltadas à roda da vida, refletindo sobre o bem-estar integral dos docentes”, relatou ele, após três turnos de aulas que envolveram movimento corporal, reflexão individual, música e dinâmicas de grupo.
A experiência no Cepels tem gerado grande entusiasmo entre os alunos, que destacam o crescimento profissional e pessoal proporcionado. Jânia Rodrigues, aluna do curso de Gestão, afirma que as aulas “contextualizam as mudanças na educação e fortalecem um olhar crítico sobre a prática docente”. Já Innaê Nascimento, da turma de Inovação Pedagógica, comenta que as disciplinas “têm ampliado a compreensão sobre o uso ético e consciente das tecnologias digitais”; Rosimere Pinheiro, aluna do curso de TDAH, concorda: “as aulas têm sido muito enriquecedoras e fundamentadas em bases teóricas sólidas”. Para Silvia Letícia, do curso de Bem-Estar e Lazer, o Cepels reforça “a importância de promover a conscientização sobre saúde mental e valorização da vida entre os servidores públicos”.
Saúde e autocuidado em foco
Além das aulas, o módulo contou com atividades voltadas para o bem-estar dos alunos.
Na manhã de sábado, foram oferecidas massagens em cadeira ortopédica, em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc-TO). À tarde, os participantes puderam realizar limpeza de pele e maquiagem com consultoras de beleza.
A aluna Silvinha Pires, do curso de Inovação Pedagógica, elogiou a iniciativa: “Fiquei muito feliz com esse acolhimento. É um verdadeiro encontro entre o aprendizado e o cuidado com a saúde”.
Durante o evento, estudantes do curso de Enfermagem da Faculdade Itop também realizaram aferição de pressão arterial e glicose. A acadêmica Maria Fernanda destacou a importância da ação: “São doenças silenciosas, e a prevenção é o melhor remédio. Nosso objetivo é conscientizar sobre hábitos saudáveis e autocuidado”.
Além do aprofundamento acadêmico, o Cepels integra atividades de extensão a cada módulo de aulas. Em novembro, por meio da parceria com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc-TO), o curso de Enfermagem da Faculdade Itop e consultoras de beleza Mary Kay, os estudantes dos cursos de pós-graduação puderam realizar, nos intervalos das aulas, massagens relaxantes com equipamentos ortopédicos, testes de aferição de glicemia e pressão arterial, e puderam participar de oficinas de maquiagem.
“Nosso objetivo é conscientizar sobre hábitos saudáveis e autocuidado sobre hipertensão e diabetes, que são doenças silenciosas que precisam de atenção", explicou a estudante de Enfermagem do Itop que participou da ação, Maria Fernanda, ressaltando a importância da prevenção. Silvinha Pires, aluna do curso de Inovação Pedagógica do Cepels, expressou sua satisfação com a iniciativa: “Fiquei muito feliz com esse acolhimento. É um verdadeiro encontro entre o aprendizado e o cuidado com a saúde.”