Esse site utiliza cookies
Projeto Quelônios alerta para aumento de filhotes de tracajá encontrados no Câmpus de Palmas da UFT
O Projeto Quelônios, desenvolvido pelo Laboratório de Caracterização de Impactos Ambientais (LCIA), do Câmpus de Palmas, da Universidade Federal do Tocantins (UFT) tem registrado um número crescente de filhotes de tracajá (Podocnemis unifilis) encontrados pelos estacionamentos, vias e áreas internas do Câmpus de Palmas. A situação acende um alerta e o convite é para que a comunidade acadêmica e visitantes, colaborem ativamente na proteção desses animais.
Pesquisa sobre ecologia reprodutiva
O projeto, vinculado à iniciação científica, tem como objetivo principal estudar aspectos da ecologia reprodutiva da espécie na Prainha da UFT. A pesquisa é conduzida pela estudante de Engenharia Ambiental Ana Beatriz da Silva Brito, sob orientação do Prof. Dr. Thiago Costa Gonçalves Portelinha, com participação dos demais integrantes do LCIA.
Filhotes pelo Câmpus, o que fazer?
De acordo com a equipe, muitos filhotes deixam naturalmente as áreas de nidificação em direção ao lago, mas podem se desorientar e acabar circulando pelo Câmpus. Por isso, qualquer pessoa que encontrar um filhote deve encaminhar o animal ao LCIA, localizado no Bloco 1, sala 112, para atendimento seguro.
Canais oficiais para contato
A equipe mantém canais oficiais para orientações e registro de ocorrências:
📲 Instagram: @lcia.uft
📞 Contato: (63) 99311-0459
📧 E-mail: brito.beatriz@mail.uft.edu.br
Ações educativas e de conscientização ambiental
Além da pesquisa científica, o projeto promove ações educativas e de sensibilização ambiental, como atividades durante as solturas públicas de filhotes na Prainha da UFT e outras iniciativas voltadas à conservação de quelônios e demais répteis e anfíbios.