Esse site utiliza cookies
Professora da UFT participa como palestrante da Reunião Magna da Academia Brasileira de Ciências no Rio de Janeiro
A diretora de inovação e transferência de tecnologia da Agência de Inovação da UFT (Inovato), professora doutora Claudia Cristina Auler do Amaral Santos, participou como palestrante convidada da Reunião Magna da Academia Brasileira de Ciências (ABC), realizada de 6 a 8 de maio de 2025, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. O evento teve como tema “Amazônia já: sem tempo a perder!” e reuniu cientistas nacionais e internacionais para debater os desafios urgentes da região.
A participação da professora Claudia ocorreu na Sessão Especial de Afiliados da ABC, no dia 7 de maio, coordenada pelos professores Aurora Yanai (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA) e Pedro Aum (Universidade Federal do Pará – UFPA). A sessão teve como foco a infraestrutura científica, tecnológica e educacional na Amazônia Legal, com ênfase nas desigualdades regionais e no papel da ciência para o desenvolvimento sustentável.
Durante sua fala, a docente destacou o papel estratégico do Tocantins como elo entre o Cerrado e a Amazônia, ressaltando a necessidade de uma infraestrutura robusta que apoie a produção de conhecimento e inovação na região Norte. Também defendeu a valorização dos talentos locais como eixo central para o fortalecimento da ciência brasileira e para a redução das assimetrias regionais no acesso ao desenvolvimento científico e tecnológico.
“A sessão foi uma oportunidade importante para trazer reflexões críticas sobre as desigualdades regionais e o papel do Tocantins como elo entre o Cerrado e a Amazônia. Defendi a necessidade de fortalecer a infraestrutura científica e tecnológica na região Norte e de valorizar os talentos locais como estratégia para o desenvolvimento sustentável e inclusivo”, afirmou a professora Claudia Auler.
Além de sua atuação na direção da Inovato, a professora integra o colegiado do curso de Engenharia de Alimentos da UFT e é docente permanente nos programas de pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) e em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (Profnit).
Academia Brasileira de Ciências (ABC)
Fundada em 1916 no Rio de Janeiro, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) é uma instituição privada e independente que reúne os principais pesquisadores do país. Seu objetivo é promover o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no Brasil, atuando na produção e difusão do conhecimento científico, na formulação de políticas públicas e na cooperação internacional. A ABC congrega especialistas em diversas áreas do saber e é reconhecida como uma das entidades científicas mais influentes do país.