Esse site utiliza cookies
Proest publica notificação referente ao auxílio estudantil de estudantes indígenas e quilombolas
A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proest) publicou, nesta terça-feira (02), o Edital nº 137/2025, com o objetivo de notificar os estudantes vinculados ao Projeto Integrado de Permanência de Estudante Indígena e Quilombola (Piqui), especificamente da Ação de Inclusão Digital, sobre a necessidade de regularização para manutenção do auxílio.
Os acadêmicos terão a oportunidade de regularizar sua situação e apresentar recurso com justificativa de reprovação, a fim de evitar o cancelamento do auxílio Piqui, conforme disposto na Resolução Consuni nº 48/2021 e no Edital nº 105/2025 DPE/Proest/UFT.
A medida é direcionada aos estudantes que:
- ultrapassaram dois semestres além do tempo regulamentar de duração do curso; ou
- apresentaram rendimento acadêmico insuficiente.
Caso a situação não seja regularizada junto à Proest, o auxílio poderá ser cancelado a qualquer tempo, sem direito a pagamentos retroativos.
Procedimento para justificativa
O prazo para envio de justificativa é de 10 dias corridos a partir da data da publicação do edital. O estudante deve enviar o e-mail para dpe@uft.edu.br, e anexar a Justificativa detalhada da reprovação no formato PDF, junto com a documentação comprobatória dos fatos alegados.
Outras informações:
- As justificativas enviadas fora do período, ou com informações e documentos incompletos, não serão aceitos pela Proest;
- Ao analisar os arquivos enviados pelo estudante, a Proest enviará um e-mail de resposta para o endereço utilizado pelo acadêmico;
O Programa Piqui oferece subsídio financeiro a estudantes indígenas e quilombolas da Universidade Federal do Tocantins (UFT), com o objetivo de garantir sua permanência na universidade durante a formação acadêmica. Caso você seja notificado, aproveite a oportunidade para apresentar sua justificativa e solicitar a manutenção do benefício.