Esse site utiliza cookies
Programas de pós-graduação da UFT registram elevação de conceito na avaliação quadrienal (2021-2024) da Capes
Os resultados preliminares da Avaliação Quadrienal - 2021/2024 - da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), divulgados nesta segunda-feira (12), foram motivos de comemoração para a pós-graduação da Universidade Federal do Tocantins. Nove programas, distribuídos em quatro câmpus, tiveram aumento na avaliação, o que para a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), representa amadurecimento e relevância estratégica da UFT nos cenários regional e nacional.
"A elevação de conceito dos programas de pós-graduação stricto sensu, todos com avanço de um nível avaliativo, expressa não apenas desempenho acadêmico qualificado, mas, sobretudo, a consolidação de projetos institucionais comprometidos com a produção de conhecimento socialmente referenciado", comemorou o pró-reitor substituto, professor Thiago Barbosa Soares.
Confira, abaixo, a lista de programas que obtiveram incremento na Avaliação Quadrienal da Capes:
Destaques
O pró-reitor substituto enfatizou que a diversidade das áreas de conhecimento em que os programas estão inseridos evidencia a capacidade da UFT de responder, de forma integrada, às demandas estruturais da Amazônia Legal. "articulando pesquisa de excelência, formação avançada e impacto direto sobre políticas públicas, desenvolvimento territorial, justiça social e sustentabilidade ambiental", complementa.
No relatório sobre a avaliação dos conceitos enviados à esta reportagem, a Propesq destaca o significativo avanço do programa de pós-graduação em Comunicação e Sociedade (PPGCom), que foi do conceito 3 para o conceito 5. "A elevação excepcional de dois níveis conceituais demonstra salto qualitativo significativo, reconhecendo avanços substantivos em produção científica, formação de recursos humanos e inserção regional do programa", diz o relatório.
A coordenadora do PPGCom, professora Ingrid Assis, diz que “esse aumento da nota do programa, além de um grande feito, é o resultado de um intenso trabalho de reestruturação que o programa vem atravessando nos últimos quatro anos, com a ajuda dos professores, mestrandos e egressos. O impacto mais positivo dessa nota, na minha avaliação, é que agora, por sermos um programa nota 5, podemos pleitear a criação de um doutorado. Essa é a nossa próxima meta”, destacou.
Outro destaque dado pela Propesq diz respeito aos programas de doutorado alçados ao conceito 6 (Produção Vegetal e Desenvolvimento Regional). O relatório enfatiza que o conceito 6 representa reconhecimento de excelência excepcional, o que posiciona os programas entre os de melhor desempenho da Capes.
Compromisso institucional
Ainda de acordo com o comunicado enviado sobre as avaliações da Capes, a Pró-Reitoria reitera seu compromisso sério com políticas institucionais que pormovam a qualidade acadêmica, a equidade entre áreas e câmpus, a valorização dos programas emergentes e a consolidação daqueles já reconhecidos por sua excelência. "Os resultados da avaliação quadrienal não representam um ponto de chegada, mas um marco de referência para o planejamento estratégico da pós-graduação da UFT, orientado pela missão de produzir conhecimento relevante, formar pesquisadores e contribuir de maneira efetiva para o desenvolvimento sustentável da região", reforça o professor Soares.