Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Pesquisadores da UFT se destacam em ranking dos mais citados do mundo
    ORGULHO E RECONHECIMENTO

    Pesquisadores da UFT se destacam em ranking dos mais citados do mundo

    Pesquisadores aparecem com atuações de excelência em diversas áreas do conhecimento

    Por  Daniel dos Santos  | Publicado em 16/01/2025 - 12:42  | Atualizado em 16/01/2025 - 13:45
    Compartilhe:

    A Universidade Federal do Tocantins (UFT) conquistou mais um marco importante na pesquisa acadêmica. Com cerca de 400 pesquisadores ranqueados no índice internacional de citações H, a instituição reafirma sua relevância científica global. O levantamento, divulgado pela plataforma Ad Scientific Index, analisou mais de 2,3 milhões de pesquisadores em todo o mundo.

    Acesse ao ranking aqui

    Entre os destaques femininos, estão a Dra. Juliana Fonseca Moreira da Silva, que ocupa a 7ª posição na UFT e a 442ª no ranking global, e a Dra. Erika da Silva Maciel, posicionada como 11ª na UFT e 503ª globalmente. Há ainda outras pesquisadoras com grande destaque no ranking: Mirian Cristina dos Santos Almeida (Posição Global: 503/Posição UFT: 14), Dra. Glêndara Aparecida de Sousa Martins (Posição Global: 804/Posição UFT: 16)  e Caroline Roberta Freitas Pires (Posição Global: 829/Posição UFT: 19). 

    Já entre os homens, o Dr. Fernando Mayer Pelicice lidera a lista da UFT e ocupa a 100ª posição global. Também se destacam: Dr. Weber Ferreira dos Santos (Posição Global: 142/ Posição UFT: 2), Dr. Gil Rodrigues dos Santos (Posição Global: 209/ Posição UFT: 3), Dr. Rubens Ribeiro da Silva (Posição Global: 237/ Posição UFT: 4) e Dr. José Neumann Miranda Neiva (Posição Global: 242/ Posição UFT: 5).

    Montagem com fotos de três pesquisadoras e dois pesquisadores
    Juliana Fonseca, Fernando Pelicice, Erika Maciel, Gil Rodrigues e Glêndara Martins (Foto: montagem sobre acervo pessoal)

    A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) da UFT, Karylleila Andrade, celebrou o reconhecimento. “Estamos muito felizes e orgulhosos porque diversos pesquisadores da UFT, que atuam em várias áreas do conhecimento, constam na lista do ranking. Para nós, isso significa o reconhecimento de todo o trabalho e dedicação que esses pesquisadores e pesquisadoras vêm promovendo durante a sua carreira profissional.”

    Pesquisas de impacto global

    Os pesquisadores da UFT têm contribuído significativamente em diferentes áreas. O Dr. Fernando Pelicice, por exemplo, aborda temas como impactos de barragens hidrelétricas e políticas de conservação da natureza. Ele destaca a importância da colaboração em seus projetos. “Minha produção científica tem ampla colaboração e suporte de pesquisadores nacionais e internacionais, além do envolvimento de estudantes em nível de graduação e pós-graduação. A pesquisa atual é colaborativa.”

    A Dra. Glêndara Martins se dedica à Ciência e Tecnologia de Alimentos, com foco no potencial bioativo dos frutos amazônicos. Para ela, o reconhecimento é gratificante. “Buscamos em cada pesquisa a agregação de valor aos frutos e seus subprodutos. Cada resultado obtido nos mostra o quanto nossa biodiversidade é importante para o desenvolvimento de novos alimentos e fármacos.”

    Já a Dra. Juliana Fonseca Moreira da Silva, que pesquisa microbiologia geral e aplicada, fitoterapia e bioprospecção de microrganismos, destaca que seu trabalho é guiado pela curiosidade científica e pela formação de novos cientistas. “Recebo com muita satisfação a notícia de que fui citada neste ranking. Na verdade, nunca visei este tipo de reconhecimento, pois as pesquisas que realizo são motivadas pela curiosidade científica e satisfação em auxiliar a formação de novos cientistas para o nosso país. Esta citação é um reconhecimento pela dedicação de todo o trabalho que venho desenvolvendo durante a minha vida profissional.”

    O Dr. Gil Rodrigues, por sua vez, explora o controle biorracional na agricultura, promovendo o uso de compostos vegetais para reduzir o impacto dos agrotóxicos. Ele reforça o papel do índice H em dar visibilidade à produção científica. “Esse índice destaca a produção científica dos professores em comparação com todos do mundo. Isso demonstra que o nosso trabalho tem visibilidade e reforça a importância da UFT como referência em pesquisa.”

    Crescimento e desafios

    O diretor de Pesquisa da Propesq, Thiago Nilton Pereira, enfatiza que o ranking reflete o esforço da UFT nos últimos anos, destacando o aumento da presença feminina na pesquisa. “A equipe da Propesq fica extremamente feliz com o crescimento das mulheres pesquisadoras, que sabemos que exercem jornadas extras e também realizam pesquisas de alta qualidade.”

    A Dra. Erika da Silva Maciel desenvolve pesquisas que tratam de desenvolver e avaliar estratégias de letramento funcional em saúde para melhoria da qualidade de vida, saúde física e mental de diversos grupos populacionais entre esses, estudantes, quilombolas e ribeirinhas com foco na redução de doenças crônicas por meio da mudança de hábitos de autocuidado. Ela reforça a importância do reconhecimento em uma região de tantas disparidades. “Estar entre os mais citados é uma conquista importante. Me sinto feliz e realizada mesmo sabendo que os resultados poderiam ser melhores se o incentivo fosse maior.”

    Com esse resultado, a UFT se consolida como uma instituição de excelência e referência em pesquisa no Brasil e no mundo.

    Para mais detalhes sobre o ranking, acesse a plataforma Ad Scientific Index.


    Tags:  Pesquisa,  Palmas,  Porto Nacional,  Gurupi,  PPGPV,  Agronomia,  Medicina,  PPGCTA,  Engenharia de Alimentos,  Biologia,  PPGECS,  Nutrição.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.