Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Núcleo de pesquisa Opaje é homenageado com premiação em Congresso Internacional
    RECONHECIMENTO

    Núcleo de pesquisa Opaje é homenageado com premiação em Congresso Internacional

    A premiação destaca a contribuição do Opaje no desenvolvimento de pesquisas e projetos voltados à promoção e valorização das comunidades tradicionais do Tocantins.

    Por  Kaio Costa e Revisão: Paulo Aires  | Publicado em 03/12/2024 - 18:09  | Atualizado em 03/12/2024 - 20:15
    Compartilhe:

    O Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (Opaje), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), recebeu um prêmio em homenagem pelo trabalho desenvolvido com as comunidades tradicionais do Tocantins. A homenagem foi concedida pela Rede Internacional de Pesquisadores sobre Povos Originários e Comunidades Tradicionais (Rede CT) durante o 5º Congresso Científico Internacional, realizado na última semana de novembro. Além do projeto, o professor Gilson Porto, coordenador do Núcleo de Pesquisa Opaje/UFT, também recebeu homenagem da Rede CT por sua contribuição com pesquisas, projetos de extensão e publicações realizadas na área.

    Gilson Porto reconhece a homenagem como um reforço da necessidade de se continuar desenvolvendo atividades nessa área. “O prêmio recebido é um reconhecimento do trabalho realizado pela Opaje no âmbito das pesquisas voltadas aos povos originários e comunidades tradicionais, além de todo o desenvolvimento de pesquisas científicas nessa área e em áreas correlatas, que dão suporte a se compreender o que é, de fato, o trabalho e a vida nessas comunidades”, explicou e continuou: “para nós, é um reconhecimento importantíssimo porque reforça ainda mais a necessidade que nós temos de continuar desenvolvendo atividades, projetos e, é claro, algo que possa transformar a vida dessas comunidades e causar a conquista de uma possível emancipação”.

    Responsável pela indicação da Opaje/UFT e do professor Gilson como elegíveis à homenagem, o professor Bruno Ricardo Carvalho Pires, que também atua como assessor de tecnologias na Vice-Coordenadoria Administrativa da Rede CT, lembrou que os homenageados coordenaram e organizaram o 2º Congresso Científico Internacional, realizado em 2021.

    “Enquanto membro da Rede CT e do Instituto, ficamos imensamente felizes em conceder essa homenagem para o projeto do Opaje por sua relevância junto às comunidades tradicionais, além de que a sua parceria amplia nossas possibilidades de engajamento com pesquisadores de diversas áreas necessárias para a continuidade e efetividade dos trabalhos desenvolvidos por nós”, salientou o professor Bruno.

    Opaje

    O Núcleo de Pesquisa Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (Opaje) foi criado com o propósito de estudar e integrar, de maneira multidisciplinar, conhecimentos nas áreas social, comunicacional, jornalística, educacional, econômica e política. Seu desafio é transformar conceitos e paradigmas em percepções, pesquisas e ações que avancem na comunicação, no jornalismo e na educação.

    Entre os trabalhos realizados pelo Núcleo de Pesquisa, estão os livros Indicação geográfica e tecnologias sociais no Brasil; Tecnologia social aplicada na interação com a comunidade para formação de gestores; A ciência e a pesquisa no Século XXI: olhares das/sobre as Ciências Sociais e Humanas; além da coleção “Povos originários e comunidades tradicionais”, que já publicou 12 volumes, diversos organizados por membros do Opaje; dentre outros.


    Tags:  Opaje.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.