Esse site utiliza cookies
Maria Santana participa de debate sobre democracia e igualdade nesta quarta-feira (20)
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (SecMulher), realiza na quarta-feira, dia 20 de agosto de 2025, a Conferência Estadual de Políticas para Mulheres, no Auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas. Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, o evento integra a etapa estadual da Conferência Nacional de Políticas para Mulheres e reunirá autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil para discutir propostas e estratégias de fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres no Tocantins.
A conferência contará com a presença da Ministra das Mulheres, Márcia Lopes, do Governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e da Secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, além de lideranças de movimentos sociais, acadêmicas e representantes de conselhos de direitos da mulher.
A professora Maria Santana Milhomem, atual pró-reitora de Extensão e reitora da Universidade Federal do Tocantins a partir de setembro, participa do evento. Ela terá um encontro com a ministra Márcia Lopes para discutir o fortalecimento de parcerias para o desenvolvimento do projeto Incubadora Social da UFT. Depois, às 10h30, ela é convidada no talk show para debater, no palco, o tema "Mais Democracia, Mais Igualdade". As debatedoras serão Berenice Barbosa, Gisella Bezerra e Eutália Barbosa.
A programação do evento ainda inclui painéis, grupos de trabalho e a eleição de delegadas que representarão o Tocantins na etapa nacional. Também será realizado o lançamento da Casa da Mulher Tocantinense de Gurupi (CMT Gurupi) e apresentado o Decreto nº 6.997/2025, que assegura às servidoras públicas em situação de violência doméstica e familiar o direito à remoção ou cessão no âmbito da administração estadual.
Programação
8h - Credenciamento
9h - Abertura Cultural
9h15 - Falas das autoridades
10h - Painel I com a ministra Márcia Lopes – "Mulheres em Movimento: 21 Anos de Conquistas e Resistência"
10h30 - Talk Show I - Mais Democracia, Mais Igualdade
11h - Talk Show II - Mais Conquistas para Todas
11h30 - Leitura do Regimento da Conferência Estadual de Políticas para Mulheres
14h - Eleição para as Delegadas
14h15 - Divisão de Grupos por Eixos Estruturantes: Análise e debate das propostas levantadas nas conferências regionais, com sistematização das sugestões para votação.
15h45 - Apresentação das Propostas Sistematizadas: Socialização em plenária das propostas debatidas e organizadas pelos grupos.
16h45 - Votação das Propostas em Plenária, que serão encaminhadas para a Conferência Nacional de Políticas para Mulheres.