Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Livro "Formação de professores em tecnologia na região norte do Brasil" é publicado pela EdUFT
    DIVULGAÇÃO

    Livro "Formação de professores em tecnologia na região norte do Brasil" é publicado pela EdUFT

    A obra reúne experiências e resultados de mais de oito anos do curso de Licenciatura em Informática, ofertado pelo Parfor/Capes, que qualificou mais de 35 docentes da Educação Básica

    Por  Valentina Moreno I Edição: Jordanna Simonelle e | Revisão: Paulo Aires  | Publicado em 24/09/2025 - 19:53  | Atualizado em 24/09/2025 - 20:14
    Compartilhe:

    Está disponível o livro Formação de professores em tecnologia na região norte do Brasil, de George Lauro Ribeiro de Brito. A obra é uma coletânea de sete artigos produzidos por egressos do curso de Licenciatura em Informática da Universidade Federal do Tocantins (UFT), ofertado no âmbito do Programa de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), com fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

    Foto/Divulgação

    Resultado desse livro é um processo de formação docente realizado ao longo de oito anos, o livro reúne práticas, reflexões e metodologias desenvolvidas por mais de 35 professores da educação básica que atuavam no ensino de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) sem a devida formação pedagógica na área. Com aulas presenciais realizadas durante os recessos escolares, o curso possibilitou a qualificação desses profissionais, promovendo a integração entre teoria e prática pedagógica em um contexto regional marcado por desafios de infraestrutura e acesso à tecnologia.

    Os capítulos exploram o uso de ferramentas digitais, estratégias didáticas, abordagens analíticas e experiências de ensino aplicadas em escolas do Tocantins e do Pará, evidenciando o papel transformador da formação docente no fortalecimento da educação pública e no avanço da inclusão digital no Brasil.

    A publicação representa uma importante contribuição para o debate sobre políticas públicas de formação de professores, especialmente em áreas historicamente subatendidas. Ao valorizar experiências locais e a prática docente crítica, o livro reafirma a importância da universidade pública e dos programas de incentivo à educação inicial e continuada na consolidação de uma educação mais justa e democrática.

    Leia gratuitamente:

    Formação de professores em tecnologia na região norte do Brasil


    Tags:  EdUFT,  Parfor,  Capes,  divulgação,  publicação.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.