Esse site utiliza cookies
Curso de Letras celebra quatro décadas com debates, exposições e apresentações de produções acadêmicas
Em 2025, o curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins (UFT), comemora 40 anos de fundação. Para celebrar essa trajetória na formação de professores que atuam na educação básica, será realizada a XXI Semana de Letras e o I Seminário de Literaturas das Identidades Periféricas, entre os dias 20 e 23 de outubro, no Câmpus da UFT em Porto Nacional.
As inscrições para apresentação de comunicações orais estarão abertas de 22 de setembro a 10 de outubro, exclusivamente pelo site oficial do evento.
Neste ano, com o tema “40 anos do curso de Letras: formação, experiências e memórias”, a programação oferece diálogos por meio de palestras, mesas-redondas, eixos temáticos e sessões de pôsteres, abertas à participação de professores, estudantes de graduação (em especial), mestrandos, doutorandos, mestres e doutores.
40 Anos de Letras: História e Compromisso
Vinculado, inicialmente, à Faculdade de Filosofia do Norte Goiano (Fafing), à Universidade do Tocantins (Unitins) e, posteriormente, à UFT, o curso foi criado em 1985 e reconhecido pela Portaria MEC nº 1782, em 14/12/1992.
Desde então, atua na formação de professores de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, e suas respectivas literaturas, possibilitando aos mesmos a continuação de sua formação por meio do Programa de Pós-graduação em Letras. É considerando a importância de revisitar o caminho percorrido, compartilhar memórias e construir reflexões sobre o presente e o futuro que nos reuniremos em torno da temática “40 anos do curso de Letras: formação, memórias e experiências”.
Trajetórias Acadêmicas
“O curso, ao longo desses 40 anos, vem contribuindo na formação de professores para a melhoria da educação no Estado, com iniciativas como o Parfor, Ceclla, mestrado e doutorado. Comemorar este feito com a XXI Semana de Letras, promovendo debates sobre ensino, cultura e sociedade, reunindo docentes, discentes e egressos, ajuda a celebrar memórias e experiências da trajetória, por meio de um diálogo com as escolas públicas e da busca pela excelência acadêmica. Isso é algo relevante para ser lembrado em nossa caminhada”, afirma a professora de Letras da UFT, Viviane Cristina Oliveira.
Para a professora de Letras da UFT, Maria da Glória de Castro Azevedo, o trabalho coletivo entre alunos e professores supera as expectativas e é avaliado de forma positiva.
"Nosso curso tem resistido e se consolidado ao longo dessas quatro décadas como o curso com o maior número de alunos do câmpus, além de ser o que mais forma novos profissionais a cada semestre, aqui no Câmpus de Porto Nacional. Fomos também o primeiro curso a conquistar a aprovação de um doutorado. Nossos estudantes têm se destacado em concursos públicos, tanto no Tocantins quanto em outros estados, além de ingressarem em programas de pós-graduação. Mantemos ainda um diálogo constante com as escolas da rede pública, especialmente por meio do estágio supervisionado. Outro ponto importante é o destaque do curso pela receptividade e inclusão de estudantes indígenas e quilombolas, reafirmando nosso compromisso com a diversidade e com uma educação pública de qualidade", concluiu.
O estudante Samuel Pereira Rodrigues, que está no 2º período do curso de Letras, destaca a alegria e o orgulho de participar das comemorações pelos 40 anos do curso. "Nossa trajetória acadêmica é marcada por uma forte atuação política, social, com professores e estudantes comprometidos com a educação. É muito importante a Semana de Letras, principalmente como um espaço de formação, trocas e inspiração, que fortalece nossa escolha pelo curso e amplia a experiência como pesquisador e futuro professor. Fazer parte dessa história é uma alegria imensurável", afirma.
Mais informações, entre em contato pelo e-mail semanadeletrasporto@gmail.com.