Esse site utiliza cookies
Inovação e colaboração marcam o Hackathon Cerrado AgroTech em Gurupi
Entre os dias 25 e 27 de junho de 2025, o Câmpus de Gurupi sediou o Hackathon Cerrado AgroTech, uma maratona de inovação promovida pela Agência de Inovação da Universidade Federal do Tocantins (Inovato), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal (PPGPV) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento reuniu cerca de 50 participantes, que mergulharam em três dias intensos de interatividade e inovação tecnológica.
Interação e Aprendizado
Durante o evento, muitos estudantes tiveram a oportunidade de interagir com o dinamismo dos mentores locais. Foi o caso de Geovane de Jesus Ferreira, aluno do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, que destacou a importância da experiência: “O meu motivo foi querer aplicar a minha área de conhecimento e pesquisa. Foi tudo muito desafiador, mas, com foco, vamos conseguir. Estabeleci uma rede de contatos que me apoiou na resolução de dúvidas durante o desenvolvimento”, afirmou.
Ao final da jornada, os melhores projetos apresentam soluções criativas para desafios reais do cotidiano agrotecnológico. A iniciativa reforça o compromisso da Universidade Federal do Tocantins, em parceria com outras instituições, com o fortalecimento do ecossistema de inovação no Tocantins.
Inovação Digital
Em breve, as atividades desenvolvidas durante o evento começarão a ser colocadas em prática, com o objetivo de estimular ainda mais o protagonismo jovem e a transformação digital em todo o Estado.
Para o diretor de Ambientes de Inovação e Empreendedorismo da Inovato, Silon Junior Procath da Silva, o programa tem como propósito fomentar o empreendedorismo e a inovação no agronegócio, com foco no Cerrado e na região do Matopiba. “A Inovato e o Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal firmaram uma parceria estratégica para promover o empreendedorismo e a inovação tanto na UFT quanto no ecossistema agrotecnológico. Essa parceria está alinhada com o foco de atuação do PPG, sediado em Gurupi, e da Inovato, que aprovou recentemente a criação de um parque tecnológico voltado para o agro. Unimos forças para desenvolver esse ecossistema e buscar soluções práticas para os desafios do Cerrado Brasileiro. Por isso, propusemos o Hackathon Cerrado AgroTech”, destacou.
Segundo o diretor da Inovato, o Hackathon Cerrado AgroTech terá novas edições no futuro. “Temos planos de realizar pelo menos um Hackathon anualmente. Após esta edição, faremos uma reunião de avaliação para identificar pontos de melhoria e definir novos desafios, buscando atingir um público cada vez maior. Nosso desafio é atrair novos parceiros e patrocinadores, além de manter os atuais”, afirmou.
Ele destacou ainda a importância das parcerias para o sucesso do evento: “Além da colaboração entre a Inovato e o Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal, sediado em Gurupi, contamos com o apoio do grupo de pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina”.
Legado
O Hackathon Cerrado AgroTech deixa como legado não apenas projetos promissores, mas também o fortalecimento de uma cultura colaborativa e empreendedora. A expectativa é que os frutos dessa iniciativa continuem impactando positivamente o setor agrotecnológico e a formação de novos talentos no Tocantins.