Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Inclusão na educação superior aumentou 124% pelo Sisu
    EDUCAÇÃO SUPERIOR

    Inclusão na educação superior aumentou 124% pelo Sisu

    Em 2025, mais de 26 mil candidatos com perfil de cotistas do Sistema de Seleção Unificada foram aprovados na ampla concorrência, enquanto em 2024 foram 11.806. Quanto à inclusão de quilombolas, o aumento foi de 41%

    Por  ACS/MEC | Edição: Samuel Lima (Sucom/UFT)  | Publicado em 27/03/2025 - 14:00  | Atualizado em 27/03/2025 - 14:22
    Compartilhe:

    Em 2025, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) teve 26.515 candidatos com perfil de cotistas aprovados na ampla concorrência, um aumento significativo em comparação aos 11.806 aprovados em 2024. A aprovação de cotistas com nota suficiente para ingresso no ensino superior pela ampla concorrência corrigiu distorções e ampliou o acesso de estudantes beneficiados pela política de cotas.  

    De acordo com levantamento do Ministério da Educação (MEC), em 2025, houve um aumento de 124% no número de cotistas aprovados pela ampla concorrência no Sisu, em comparação a 2024, ano em que todos os candidatos passaram a concorrer primeiramente na ampla concorrência independentemente do perfil.

    .

    A prática da reserva de vagas para quilombolas no Sisu começou em 2024, seguindo o que determina a atualização da Lei de Cotas. No segundo ano da reserva para esse público, houve um aumento de mais de 41%: Em 2024, foram aprovados 1.775 no Sisu e, em 2025, 2.505. Só em Medicina e Direito, dois dos cursos mais concorridos, mais de 330 estudantes quilombolas foram aprovados nos últimos dois anos. 

    Aproveitamento de vagas

    Em 2025, foi iniciado o remanejamento das vagas ociosas do Sisu e o reaproveitamento prioritário dessas vagas entre os candidatos cotistas. Ao todo, foram remanejadas e aproveitadas 17.337 vagas, o que corresponde a 6,6% dos aprovados. Com a iniciativa, a taxa de ocupação das vagas em 2025 aumentou 7,4% em relação a 2024. 

    Fies – O Fies Social

    modalidade do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) que oferece condições especiais para alunos de baixa renda – beneficiou, em 2024, 19.759 estudantes, incluindo as reservas de vagas para alunos de escola pública, pessoas pretas e pardas (PPPs), quilombolas e pessoas com deficiência (PCDs). 

    O Fies Social reserva metade das vagas ofertadas em cada processo seletivo para estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) na situação de ativos. Para esse grupo, o programa permite o financiamento de até 100% dos encargos educacionais.

    PBP

    Em 2024, o Governo Federal atuou para universalizar o atendimento a estudantes indígenas e quilombolas. Por meio do Programa Bolsa Permanência (PBP), 100% dos estudantes dessa população que estavam na lista de espera foram beneficiados. Para 2025, é estimado o atendimento a cerca de 25 mil alunos, com previsão de investimento de R$ 281,4 milhões, um aumento de 31,3%, em comparação ao valor investido em 2022 (R$ 88,3 milhões). 

    A iniciativa minimiza as desigualdades sociais e étnico-raciais, bem como contribui para a permanência e a diplomação dos estudantes, especialmente indígenas, quilombolas e aqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica matriculados em instituições federais de ensino superior. 

    Confira o avanço no Programa Bolsa Permanência nos últimos anos:

    .

    A tabela acima contabiliza os estudantes atendidos no programa por Cadastro de Pessoa Física (CPF). Ou seja, inclui todos aqueles que receberam a bolsa em algum momento ao longo do ano de referência. 

    Panorama MEC (infográfico) | Inclusão na educação superior 

    Texto da Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu)


    Tags:  Educação Superior,  Sisu,  MEC.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.