Feira das Profissões aproxima estudantes da UFT em Porto Nacional
UM DIA NO CÂMPUS
Feira das Profissões aproxima estudantes da UFT em Porto Nacional
Evento recebeu alunos de várias escolas do Tocantins com mostras científicas, estandes de cursos e programação cultural
Por Daniel dos Santos e | Revisão: Paulo Aires | Publicado em 02/10/2025 - 19:26 | Atualizado em 02/10/2025 - 20:32
Compartilhe:
O Câmpus da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em Porto Nacional foi palco, nesta terça-feira (1º), da 4ª edição do Um Dia no Câmpus & Feira das Profissões, evento que reuniu centenas de estudantes do Ensino Fundamental e Médio de diferentes cidades do Tocantins. A programação contou com estandes de cursos de graduação, feira de artesanato, restaurante universitário aberto ao público, mostra científica e até uma batalha de rima.
Foto: Daniel dos Santos
Segundo a professora Etienne, integrante da organização, o objetivo da Feira é aproximar os jovens da Universidade e apresentar o que a UFT oferece.
— “Nós já estamos na quarta edição do evento e, cada vez mais, ele vem trazendo mais pessoas para participar. É uma oportunidade de apresentar a universidade para a comunidade e para que esses estudantes, principalmente os do Ensino Médio, possam vir a ser nossos alunos no futuro. Isso tem sido alcançado, já tivemos até estudantes que conheceram a UFT em uma edição anterior e hoje fazem parte do Câmpus”, contou.
Clarice tem 12 anos e sonha em ser agrˆonoma (Foto: Daniel dos Santos)
Entre os visitantes, o brilho nos olhos era perceptível. Clarice Araújo, de 12 anos, estudante da Escola Mestre Bella, em Monte do Carmo, ficou encantada com as atividades de Geografia.
— “Achei ótimo visitar aqui, é uma escola muito boa. O que mais me chamou a atenção foram os binóculos, que mostravam imagens de dentro de um avião. Fiquei com vontade de estudar na UFT e quero ser agrônoma”, disse.
Emily Santos Maciel está no 3º ano da Escola Estadual Riachuello (Foto: Daniel dos Santos)
Já Emily Santos Maciel, 17 anos, do 3º ano da Escola Estadual Riachuello, revelou entusiasmo com a área das ciências biológicas.
— “Visitamos os estandes de Libras, Literatura, Biologia e foi uma experiência incrível. O que mais me chamou a atenção foi a explicação sobre a decomposição dos animais. Tenho interesse em seguir para a área da perícia criminal, que exige biomedicina e bioquímica”, afirmou.
A Feira também é uma oportunidade para os próprios acadêmicos da UFT. São eles que apresentam os cursos e interagem com os visitantes, além de participarem da mostra científica. À tarde, a programação ainda reservou espaço para a cultura, com a batalha de rap que reuniu jovens artistas de Gurupi.
Foto: Daniel dos Santos
A pró-reitora de Graduação da UFT, Valdirene de Jesus, destacou que a feira vai além da programação de um dia de atividades, pois cumpre um papel institucional e social da Universidade.
— “Receber os estudantes é mais que um evento; é a concretização do nosso compromisso social. Abrimos as portas da UFT para que a comunidade do entorno conheça o portfólio de possibilidades de formação profissional que nossos câmpus oferecem. O contato direto com a universidade é fundamental para o futuro dos jovens. A Feira permite que os estudantes vivenciem o ambiente acadêmico, facilitando escolhas de carreira mais informadas e inspiradas. Aproximamos a UFT dos jovens, futuros ingressantes, orientando-os e mobilizando-os para os processos de acesso aos nossos cursos. Assim, garantimos que a universidade seja um espaço de pertencimento e inspiração dos sonhos deles por um futuro promissor”, afirmou.
Ela ressaltou ainda o papel da Prograd na articulação institucional:
— “A Prograd se fez presente no compromisso de reafirmar a corresponsabilidade com os câmpus na efetivação da missão institucional: formar profissionais éticos e comprometidos com a transformação da sociedade e o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal. A Prograd parabeniza a Direção do Câmpus de Porto Nacional e toda a sua equipe pelo sucesso da ação e confirma o compromisso de fazer a UFT chegar à comunidade e ser referência na formação de profissionais éticos e comprometidos com o desenvolvimento sustentável do Tocantins”.
O Um Dia no Câmpus & Feira das Profissões é realizado pela Direção do Câmpus da UFT em Porto Nacional, com apoio da Prefeitura Municipal e da Fundação Municipal de Esportes e Juventude.
Foto: Daniel dos Santos
Lista das escolas que visitaram o Câmpus
Colégio Estadual Felix Camôa
Colégio Estadual Irmã Aspásia
Colégio Estadual João da Silva Guimarães
Colégio Estadual Marechal Arthur da Costa e Silva
Colégio Estadual Militar Florêncio Aires
Colégio Estadual Padrão
Colégio Estadual Pedro Ludovico Teixeira
Escola Estadual Alfredo Nasser
Escola Estadual Angélica Ribeiro
Escola Estadual Brasil
Escola Estadual Carmenia Matos Maia
Escola Estadual Coronel Abílio Wolney
Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Mestra Bela
Escola Estadual Professor Zacharias Nunes da Silveira