Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Equipe do curso de Ciência da Computação disputa fase final da maior competição de empreendedorismo tecnológico do país
    INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

    Equipe do curso de Ciência da Computação disputa fase final da maior competição de empreendedorismo tecnológico do país

    Competição nacional reúne equipes que usam tecnologia para resolver desafios reais das comunidades

    Por  vimagrin e | Revisão: Paulo Aires  | Publicado em 02/12/2025 - 10:39  | Atualizado em 02/12/2025 - 12:16
    Compartilhe:

    A Universidade Federal do Tocantins (UFT) está na fase final do Desafio Liga Jovem (DLJ3), uma das maiores competições de empreendedorismo tecnológico do Brasil, representada por uma equipe de alunos do curso de Ciência da Computação do Câmpus de Palmas. O evento está sendo realizado presencialmente em Belém-PA, entre os dias 30 de novembro e 5 de dezembro, com participação de finalistas de todo o país.

    A equipe é formada pelos estudantes Hátilan Caio Alves Fontes, João Victor Melo do Nascimento, Laura Barbosa Henrique, Sophia Ribeiro Prado e Vinícius Wanderley Arruda, sob a orientação do professor Edeilson Milhomem da Silva. O grupo conquistou a Etapa Estadual da competição e agora representa o Tocantins na disputa nacional.

    Startup

    O projeto finalista, denominado Quartinho, é uma plataforma digital criada para auxiliar alunos recém-chegados às cidades universitárias na busca por moradia compartilhada. Com filtros personalizáveis, conexão direta entre estudantes e foco em segurança, o sistema pretende facilitar o processo de encontrar um novo lar, permitindo que os usuários concentrem seus esforços em sua formação acadêmica e integração social.

    A iniciativa surgiu a partir da disciplina Projeto de Sistemas, ministrada pelo professor Edeilson Milhomem, ligada ao Projeto StartupSE, que incentiva o desenvolvimento de soluções tecnológicas com potencial de se tornarem negócios viáveis. O trabalho também está integrado às atividades do Laboratório Epic (Engajar, Praticar, Integrar e Colaborar), espaço de aprendizagem colaborativa e inovação do curso de Ciência da Computação da UFT.

    Experiência e expectativas

    Para o professor orientador, chegar à fase final do DLJ3 representa o reconhecimento do esforço acadêmico e do potencial transformador da tecnologia desenvolvida na UFT: “Chegar à fase final de uma competição tão expressiva no cenário nacional de empreendedorismo e inovação é um reconhecimento que nos enche de orgulho e felicidade. Esta conquista é fruto da dedicação, disciplina e criatividade dos estudantes, que têm encarado desafios reais e aprendido a atuar em equipe, transformando problemas concretos em soluções inovadoras.”

    O docente também destaca que a aproximação entre universidade e mercado tem sido uma diretriz do curso: “Promover iniciativas que aproximem o mercado da academia faz parte de uma grande missão profissional que tenho. A expectativa é proporcionar aos alunos a oportunidade de despertar a veia empreendedora e evidenciar a capacidade deles em promover impacto na sociedade por meio do desenvolvimento de negócios de valor baseados em tecnologias computacionais.”

    Entre os estudantes, a conquista é motivo de orgulho e motivação. Para Sophia Ribeiro Prado, integrante da equipe, participar do Desafio Liga Jovem foi uma experiência enriquecedora. "Conseguimos transformar uma ideia da disciplina em um projeto sensacional, que pode mudar a vida de muitos alunos. Vencemos a etapa estadual e agora estamos em Belém para apresentar nosso trabalho ao Brasil. Espero voltar para a UFT com uma medalha”, afirma ela.

    Foto colorida com os estudantes e professor orientador ao lado de uma bnner do evento.
    Startup Quartinho: solução da UFT chega à final nacional do Desafio Liga Jovem em Belém


    Tags:  Ciência da Computação,  Palmas,  Pesquisa,  InovaTO.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.