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EdUFT publica cartilha “O Ensino de brincadeiras e jogos dos povos indígenas Apinajé”
Está disponível o livro " O Ensino de Brincadeiras e Jogos dos Povos Indígenas Apinajé", de Miller Sorato Amorim de Souza e Ruhena Kelber Abrão. A obra foi desenvolvida no âmbito do mestrado profissional em Educação Física (Proef) da UFT. A obra aborda a importância dos jogos e brincadeiras dos povos indígenas, especialmente dos Apinajé, como fortes aliados no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Educação Física.
Na cartilha, os autores exploraram algumas dessas atividades, mostrando como podem ser inseridas nas aulas, com o objetivo de ajudar os professores a levar para a sala de aula conteúdos que, além de divertidos, ajudam os alunos a conhecer e respeitar a cultura indígena. Além disso, o material oferece dicas práticas para que os educadores possam adaptar as dinâmicas a diferentes faixas etárias e contextos escolares.
Os jogos e brincadeiras tradicionais dos Apinajé, habitantes do estado do Tocantins, não são apenas formas de diversão, mas ferramentas educacionais essenciais para o desenvolvimento físico, emocional e social das crianças. Essas práticas culturais ajudam a preservar e valorizar a tradição indígena, transmitindo saberes ancestrais e mantendo viva a identidade cultural desse povo.
A obra, além de rico em conteúdo, incentiva o aprendizado da cultura indígena não como uma obrigação curricular, mas como uma oportunidade de enriquecer a formação dos alunos.