Esse site utiliza cookies
Edital destina R$ 900 mil para fomento à pesquisa em educação na região Norte
A Universidade Federal do Tocantins (UFT) publicou o edital de chamada pública de fomento à pesquisa, com o objetivo de apoiar financeiramente projetos voltados ao desenvolvimento educacional sustentável da Amazônia, no âmbito do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (Pppge/UFT).
Podem participar da chamada instituições de ensino superior (IES), Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs), além de entidades públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, interessadas em firmar convênio ou parceria com a UFT. A ação visa unir esforços entre os partícipes para promover investigações que fortaleçam a pesquisa em educação e ampliem a produção de conhecimento científico na região Norte do Brasil.
O edital prevê destinação mínima de R$ 900 mil para financiamento das propostas, podendo chegar a um valor superior, conforme o número e a qualidade dos projetos submetidos. A proposta vencedora assinará convênio ou parceria com a UFT e contará com contrapartida de até 20 vagas em uma turma do mestrado profissional em educação. Essas vagas serão destinadas a candidatos indicados pela instituição conveniada, que deverão passar por processo de seleção próprio, conforme o regimento do Pppge/UFT e das normas da Pós-Graduação da Universidade.
As submissões de propostas poderão ser realizadas entre 31 de outubro e 15 de novembro de 2025, por meio do Sistema de Gerenciamento de Processos Seletivos do Câmpus de Palmas (iServ/Sisma), disponível no link: https://sites.uft.edu.br/proseletivo/gestao/detalhes/chamada-publica-de-fomento-a-pesqui.
O edital completo pode ser acessado na página do PPPGE/UFT: https://www.uft.edu.br/campus/palmas/cursos/pos-graduacao/mestrados-e-doutorados/pppge.