Ir para o conteúdoIr para a navegaçãoIr para o rodapé
logo
Acesso Rápido
Acesso à InformaçãoComunicaçãoConcursos e SeleçõesLocalização e ContatosOuvidoria
 Entrar
Universidade Federal do Tocantins
Logo UFTUniversidade Federal do Tocantins
    Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0
    Notícias
    Corrida e Corridinha da UFT 2024 promovem integração e qualidade de vida em Palmas
    SAÚDE

    Corrida e Corridinha da UFT 2024 promovem integração e qualidade de vida em Palmas

    Mais de 1000 participantes correram pela universidade nas duas provas

    Por  Gabriela Carneiro | Edição: Virgínia Magrin  | Publicado em 21/10/2024 - 13:11  | Atualizado em 21/10/2024 - 14:04
    Compartilhe:

    Nos dias 19 e 20 de outubro de 2024, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) foi palco de dois grandes eventos esportivos que movimentaram a comunidade acadêmica e externa: a Corrida da UFT 2024 e a I Corridinha da UFT. Organizados pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFT, com supervisão técnica da LCM Gestão e Treinamento Esportivo, as atividades reuniram crianças, jovens, adultos e idosos em uma celebração do esporte e da inclusão.

    Para a Pró-reitora de Extensão, Maria Santana Milhomem, o evento é uma oportunidade de aproximar a comunidade da UFT. "A Proex conta com diversos projetos, como a Escola de Extensão e o UFT em Movimento, que realmente promovem qualidade de vida e incentivam a participação da comunidade acadêmica e externa. E é esse o objetivo da extensão, ir além dos muros da Universidade”.

    Segundo a técnica desportiva da Proex, Michele Lobo, a Corrida de Rua na UFT vai além da prática esportiva, sendo uma oportunidade para incentivar, desde cedo, a atividade física entre as crianças, promovendo hábitos saudáveis que podem perdurar por toda a vida. “Quanto mais cedo o esporte é introduzido no cotidiano, maiores são os benefícios para o desenvolvimento físico, social e cognitivo dos jovens”, afirma Michele. Ela destaca ainda que o evento tem um papel fundamental em motivar adultos sedentários e iniciantes a darem o primeiro passo, mostrando que é possível começar a qualquer momento da vida e obter ganhos significativos para a saúde e o bem-estar.

    I Corridinha da UFT: Diversão e Inclusão

    FOTO 3 CORRIDINHA DA UFT FOTO GABRIELA CARNEIRO.jpg
    FOTO 9 INCLUSÃO NA CORRIDINHA FOTO GABRIELA CARNEIRO.jpg
    FOTO 4 SUZY E DAVI NA CORRIDINHA FOTO GABRIELA CARNEIRO.jpg
    FOTO 8 ISABELA E FAMILIA NA CORRIDINHA FOTO JOÃO GUSTAVO.jpg
    FOTO 7 PREMIAÇÃO ISABELA FOTO JOÃO GUSTAVO.jpg
    FOTO 5 DAVI NA CORRIDINHA FOTO JOÃO GUSTAVO.jpg
    FOTO 6 ISABELA NA CORRIDINHA FOTO GABRIELA CARNEIRO.jpg

    A primeira edição da Corridinha da UFT, realizada no dia 19 de outubro, foi marcada por muita energia, diversão e inclusão. Destinada às crianças de 3 a 13 anos, a corrida reuniu cerca de 150 pequenos atletas, que percorreram distâncias adequadas às suas idades, variando de 50 a 400 metros. O evento, que teve largada às 16h30 na pista de atletismo do campus de Palmas, proporcionou momentos emocionantes tanto para as crianças quanto para os familiares presentes.

    Suzy Andrade, mãe do Davi, fez questão de levar o filho para participar da I Corridinha da UFT, que correu os 100 metros na categoria de 5 a 6 anos. Segundo Suzy, a motivação para incentivar o pequeno ao esporte vem de sua própria prática esportiva: "Eu já corro, e o objetivo é tirá-lo das telas e promover qualidade de vida, pois o esporte muda vidas!" Para ela, eventos como este são fundamentais para o desenvolvimento das crianças e proporciona diversão.

    Para a pequena Isabela, de 7 anos, a preparação para a I Corridinha da UFT foi levada a sério: "Minha preparação foi correr durante a semana e comer salada", contou a corredora. A experiência se tornou ainda mais especial quando ela conquistou a medalha de participação. "Esse é o importante", disse com entusiasmo ao celebrar sua conquista, destacando o valor da dedicação e do esforço na pista.

    Além das provas, a Corridinha destacou-se pela inclusão, oferecendo categorias adaptadas para crianças com deficiência, reforçando o compromisso da UFT com a acessibilidade e a participação de todos. Cada criança inscrita recebeu um kit com camiseta, número de peito, medalha de participação, garrafinha, brindes e um lanche ao final da prova. A alegria estampada nos rostos dos pequenos corredores fez da Corridinha um sucesso absoluto.

    Corrida da UFT 2024: Saúde e Integração

    FOTO 1 CAPA - CORRIDA UFT 2024 FOTO - GABRIELA CARNEIRO.jpg
    FOTO 12 LEONARDO LEITE SERVIDOR 5KM FOTO GABRIELA CARNEIRO.jpg
    FOTO 13 REILANE MACHADO FOTO YVANA FELISBELA.JPG
    FOTO 15 PREMIAÇÃO CORRIDA FOTO GABRIELA CARNEIRO.jpg
    FOTO 13 ELIVANIR 10 KM FOTO YVANA FELISBELA.JPG
    FOTO 2 PROEX UFT E LCM FOTO GABRIELA CARNEIRO.jpg
    FOTO 11 LEONEY 10 KM FOTO YVANA FELISBELA.JPG

    Já no domingo, dia 20 de outubro, foi a vez dos jovens e adultos se destacarem na Corrida da UFT 2024, que iniciou às 6h30min, também na pista de atletismo do campus de Palmas. Com cerca de 1000 participantes, o evento contou com três modalidades: caminhada de 3 km, corrida de 5 km e corrida de 10 km, abrangendo diversas faixas etárias e categorias. A prova, aberta ao público geral e à comunidade UFT (docentes, discentes, técnicos e terceirizados), promoveu a integração entre participantes de diferentes níveis de experiência, desde iniciantes até atletas profissionais.

    Leoney Gomes, campeão dos 10 km masculino na Corrida da UFT, expressou sua gratidão e satisfação por participar do evento pela primeira vez: "Participar dessa prova foi muito bom, o clima estava ótimo e, graças a Deus, fui campeão". Leoney, que já corre desde os 14 anos, destacou a importância do esporte para a sociedade: "A corrida de rua traz muitas pessoas, até mesmo aquelas que não costumam participar de provas, ajudando na promoção da saúde. A corrida está crescendo no Tocantins, e eventos como esse fortalecem as amizades e incentiva mais pessoas a praticarem atividades físicas".

    O servidor da UFT, Leonardo Leite, ficou surpreso com seu pódio ao conquistar o 3º lugar nos 5 km. "Estou muito orgulhoso por fazer parte da UFT, e chegar em terceiro lugar foi uma surpresa, já que estou há um tempo sem treinar. O mais importante foi a interação e poder representar a universidade nesse momento especial", pontuou o servidor.

    Elivanir Barbosa, foi campeã nos 21 km da Corrida da UFT de 2023, e neste ano levou o primeiro lugar nos 10 km feminino. Ela compartilhou sua determinação: "Eu sou do tipo de atleta que entra para vencer. Apesar de ter competido em duas provas ontem, consegui ser campeã mais uma vez, e estou muito feliz". Elivanir ressaltou a importância da corrrida: "É ótimo ter essa interação! A universidade ao investir no  esporte salva vidas e tira muita gente das unidades de saúde. Cada vez que as universidades trazem a comunidade para o esporte, estão nos aproximando do bem-estar".

    A estudante de Nutrição da UFT, Reilane Machado, participou pela primeira vez da Corrida da UFT e destacou a boa organização e a integração proporcionada pelo evento: "Minha percepção do evento é que foi muito bem organizado! E isso é importante porque estimula mais pessoas a participarem. Eu nunca tinha corrido 5 km antes e estou muito feliz por superar esse limite". Reilane enfatizou que a corrida trouxe uma nova experiência para sua vida: "Foi minha primeira corrida e vai ficar marcada, conheci novas pessoas, superei um desafio pessoal, e me senti parte dessa tradição da UFT".

    Proex e o compromisso com a Comunidade

    Tanto a Corrida quanto a Corridinha da UFT reforçam o compromisso da universidade com a promoção da saúde, do bem-estar e da integração social. Com um ambiente que abraçou desde os atletas profissionais até os mais jovens e iniciantes, a corrida, além da prática esportiva, incentiva hábitos saudáveis e cria memórias duradouras para os participantes e suas famílias.

    O programa UFT em Movimento, da Escola de Extensão da Proex/UFT, agradece a todos os participantes, parceiros e patrocinadores - Sicredi, Sesi, Sesc, Bananas Tocantins, Carletto’s -  que contribuíram para tornar esse evento possível e proporcionaram um ambiente acolhedor e vibrante para todos os envolvidos.


    Tags:  Palmas,  Reitoria,  Proex,  UFT em Movimento.  
    Compartilhe:

    Atenção!

    Esse site utiliza cookies

    Esse site faz uso de cookies

    CÂMPUS
    CURSOS
    GESTÃO
    Redes Sociais

    Universidade Federal do Tocantins

    Todo conteúdo do site está publicado sob a licença Creative Commons - 1.1.49.