Esse site utiliza cookies
Com adaptação de Hamlet, evento Sala Aberta inicia nesta segunda-feira, 2
Compartilhando as atividades e produções feitas pelos acadêmicos de Teatro durante o semestre, ocorrerá, entre os dias 2 e 6 de dezembro, no bloco do curso, o evento Sala Aberta. Com início marcado para às 19h, durante todos os dias, as exposições e apresentações abordarão sobre diversos assuntos, entre eles a presença de Ofélia em Hamlet, obra de William Shakespeare, e também revisita memórias importantes criadas durante nossa infância. Os espetáculos são abertos à comunidade acadêmica e externa.
Organizado pelo colegiado da graduação, especialmente na figura da professora Thaíse Luciane Nardim, em parceria com o Projeto de Inovação Pedagógica (PIP) "Atos e Entreatos III" a Sala Aberta é um evento semestral composto por apresentações produzidas ao longo do período letivo, principalmente nas disciplinas, mas também em projetos de extensão e pesquisa do curso. Nestes momentos, os alunos, independentemente de período, conseguem experimentar o contato com a plateia, além da recepção do público, as críticas e elogios, aspectos importantes na área. Para Thaíse, a presença e participação do público instiga os acadêmicos nos estudos e traz impactos significativos para todo o curso.
“A presença do público externo na condição de espectador também faz os estudantes se animarem e desejar compartilhar o seu melhor, e isso traz grande impulso para a aprendizagem. E, além de ser parte fundamental do processo de aprendizagem, o evento é importante para o curso, pois abrimos nossas portas a toda a comunidade, inclusive a externa, que pode conhecer um pouco do que fazemos e da forma como ensinamos e aprendemos.”, disse ela. Promovendo união e celebração, esses eventos unem também toda a comunidade do curso e traz sensação de identidade e pertencimento aos estudantes.
“Ser ou não ser, eis a questão…”
Apresentando sua cena de TCC durante o evento, a atriz em formação, Larissa Benigno, aceitou o desafio de criar uma cena baseada em uma obra do teatro mundial. Escrita por William Shakespeare entre 1599 e 1601, Hamlet conta sobre um príncipe dinamarquês que é atormentado pela morte de seu pai e pela revelação de que seu tio, Cláudio, o assassinou para roubar o trono e casar-se com sua mãe, Gertrudes. Entretanto, saindo um pouco do tradicional, Larissa decidiu fazer sua peça sobre a perspectiva da personagem Ofélia, uma jovem nobre dinamarquesa e amante de Hamlet. Segundo ela, esta ideia apareceu durante uma das disciplinas da grade curricular de Teatro e se tornou a essência do seu TCC.
“A ideia para a minha peça surgiu durante a disciplina de Encenação, quando tivemos o desafio de criar uma cena baseada em uma obra do teatro mundial. Escolhi Hamlet, de William Shakespeare, e, inicialmente sem grandes pretensões, comecei a explorar a perspectiva de Ofélia. Foi nesse momento que percebi o potencial dessa personagem para ser revisitada e ressignificada, o que se tornou a base do meu TCC, intitulado Revisitando Ofélia.”, disse ela.
Quando questionada sobre o processo de criação, a acadêmica o caracterizou como intenso e desafiador: “O processo de criação foi intenso e desafiador, envolvendo pesquisa profunda, experimentações cênicas e uma busca constante por dar voz a uma figura feminina que, muitas vezes, foi silenciada pela narrativa tradicional.”. Na obra, Ofélia é retratada como uma figura figura frágil e inocente, profundamente apaixonada por Hamlet, tornando-se um dos principais motores da trama. Entretanto, o amor entre ela e o príncipe não se desenvolve da melhor forma, pois o pai e irmão dela a impediam de viver tal amor.
E interpretando a personagem principal da peça de Larissa, a acadêmica do terceiro período, Yara Virginio, comenta sobre o seu sentimento ao fazer parte deste evento. “Eu fiquei muito feliz em ela ter me escolhido, por que eu ainda tô no 3° período... Mas é muito gratificante participar do projeto dos colegas e ajudá-los, ainda mais com um trabalho tão importante, que é o TCC.”, disse ela.
A apresentação desta peça acontecerá na terça-feira, 3 de dezembro, a partir das 19h.