Esse site utiliza cookies
Clínica Universitária da UFT passa por nova fase de estruturação e regularização
A Clínica Universitária do Câmpus de Palmas, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), passou a integrar oficialmente a estrutura organizacional da instituição, marcando uma nova etapa na sua trajetória de funcionamento. A partir dessa mudança, foi realizada a primeira reunião de alinhamento das atividades, que busca garantir a regularização da clínica para que ela possa operar de acordo com as exigências legais e sanitárias.
De acordo com a coordenadora da clínica, Eudicléia da Silva Araújo, entre os principais pontos discutidos no alinhamento estão a obtenção do alvará sanitário, a regularização junto ao Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e o envolvimento das secretarias municipais e estaduais de saúde. “Essas medidas são essenciais para que a clínica possa oferecer seus serviços à comunidade com total conformidade com as normas de saúde e segurança”, explicou.
Este passo importante segue as diretrizes da Portaria GAB/UFT nº 360/2023, que institui a Comissão de Trabalho para a formalização e estruturação das unidades de saúde do Câmpus de Palmas, incluindo a Clínica Universitária. A comissão é composta por membros das áreas de planejamento administrativo e saúde e trabalham na missão de garantir que as unidades atendam aos cursos da área de saúde, como Enfermagem, Medicina, Nutrição e Psicologia, conforme os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs).
O diretor do Câmpus de Palmas, professor Moisés de Souza Arantes Neto, parabenizou os envolvidos no trabalho e mencionou a construção histórica que envolve o projeto. E ao enfatizar que a clínica não é apenas um espaço de atendimento, mas um reflexo do compromisso da UFT com a comunidade e a formação de profissionais capacitados. Ele mencionou:
Parabéns a todos pelo empenho e pela paciência ao longo dessa jornada. A implantação e regularização da Clínica Universitária da UFT é uma conquista que reflete o nosso trabalho e também a dedicação daqueles que, mesmo com os desafios da administração pública e seus processos, mantiveram o propósito de cumprir ritos, ajustar documentos, em prol desse projeto. Enquanto servidores públicos devemos seguir ritos e garantir que todas as etapas sejam cumpridas de acordo com a legislação. Reconheço que isso é cansativo e exige esforço para que, finalmente, possamos oferecer um serviço de saúde de qualidade e proporcionar uma formação prática enriquecedora para os nossos alunos.
A Comissão também divulgou o Projeto de Estruturação e Regularização da Clínica Universitária da UFT, que está disponível para consulta e contribuições voltadas ao aprimoramento da operação do espaço. O projeto propõe ações que garantirão o atendimento conforme os requisitos legais e normativos. Para participar e obter mais informações, os interessados podem enviar um e-mail para cesau_uftpalmas@uft.edu.br ou ligar para o telefone (63) 3229-4523.