Esse site utiliza cookies
Câmpus de Palmas recebe comitivas de duas escolas do interior para conhecerem a UFT
O Câmpus de Palmas da Universidade Federal do Tocantins (UFT) abriu suas portas para receber as comitivas das escolas estaduais Dona Cândida de Freitas, de Divinópolis do Tocantins; e Olavo Bilac, de Sucupira. A ação tem como objetivo aproximar a comunidade escolar da realidade acadêmica e incentivar jovens a darem continuidade aos estudos na UFT.
As comitivas foram formadas por gestores, professores e estudantes do 9º ano, da Escola Estadual Dona Cândida de Freitas; e da 3ª série do Ensino Médio, do Colégio Estadual Olavo Bilac, que exploraram um pouco da infraestrutura do Câmpus de Palmas. Conheceram detalhes dos cursos oferecidos e as formas de ingresso na universidade. Ao todo, participaram 57 alunos e 8 professores, que foram recebidos por gestores, técnicos, professores e alunos do Câmpus.
Durante a visita, as comitivas tiveram a oportunidade de conhecer programas, como o Centro de Práticas Integrativas Complementares (CEPIC), do curso de Enfermagem; laboratórios como os de Engenharia Civil e Anatomia; Biblioteca, a Reitoria, além de almoçarem no Restaurante Universitário (RU). A experiência foi complementada com pausas em momentos de explicações sobre os 17 cursos de graduação oferecidos pela unidade, auxílios, formas de ingresso e outros destaques quanto à diversidade de possibilidades que a UFT oferece.
Impacto positivo na comunidade escolar
Para o diretor do Câmpus de Palmas, professor Moisés de Souza Arantes Neto, as visitas são uma oportunidade de ampliar o contato da universidade com a comunidade de cidades vizinhas. "É gratificante ver o entusiasmo dos jovens que vêm conhecer a UFT. Muitos chegam com dúvidas sobre o futuro, e recebemos feedbacks que voltam inspirados e confiantes de que podem alcançar o ensino superior, público, gratuito e de alta qualidade que oferecemos aqui", destacou Moisés Neto.
A professora Lenisa Maria dos Santos, diretora do Colégio Estadual Olavo Bilac, reforçou a importância da visita, em seu pedido, para ser recebida pelo Câmpus. "Acreditamos que essa experiência é transformadora para nossos alunos. Ela proporciona uma visão prática do que é e como a universidade pode ser um caminho acessível e possível para eles", mencionou.
Ações especiais
As visitas guiadas são edições especiais do projeto Tour no Câmpus, realizado anualmente. Elas visam atender às demandas de agenda e de transporte de escolas de outras localidades e conta com o apoio das coordenações de cursos para acolher e mostrar um pouco do que é e como funciona a comunidade escolar no Câmpus de Palmas. “Buscamos atender ao máximo as instituições que nos procuram, algumas não conseguem participar do Tour no Câmpus, ou da Feira das Profissões; então, as coordenações de cursos abrem possibilidades para receberem esses visitantes, nossos futuros alunos”, comemora o diretor Moisés Neto.