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    Câmpus de Arraias sedia os maiores eventos de Educação Matemática do Tocantins
    EVENTO

    Câmpus de Arraias sedia os maiores eventos de Educação Matemática do Tocantins

    Eventos reuniram mais de 800 participantes de todo o Brasil, promovendo debates sobre formação docente e avanços na Educação Matemática na Amazônia e no Tocantins

    Por  vimagrin  | Publicado em 18/11/2024 - 17:04  | Atualizado em 21/11/2024 - 18:49
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    Entre os dias 11 e 16 de novembro de 2024, o Câmpus de Arraias da Universidade Federal do Tocantins (UFT) recebeu dois importantes eventos: o I Seminário de Pesquisa em Educação Matemática na/da Amazônia (ISPEM) e o III Encontro Tocantinense de Educação Matemática (ETEM). Realizados de forma híbrida, os eventos reuniram pesquisadores, professores e estudantes de diferentes regiões do Brasil, consolidando-se como os maiores encontros da área já promovidos no estado.

    ISPEM

    Realizado de 11 a 14 de novembro, o ISPEM trouxe como tema "Três décadas de pesquisas stricto sensu em Educação Matemática na Amazônia". O evento abordou questões relacionadas às políticas públicas para formação de professores, aos processos de ensino e aprendizagem em contextos amazônicos e ao panorama de pesquisas realizadas entre 1992 e 2022 na região.

    O professor Idemar Vizolli, coordenador do ISPEM, explicou que o evento foi resultado de uma série de ações promovidas pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática, culminando na criação do Programa de Educação Matemática em Rede no Estado do Tocantins. O programa envolve a UFT, a UFNT, o IFTO e a Unitins, e tem como objetivo potencializar o desenvolvimento da Educação Matemática no estado, inserindo o Tocantins no cenário nacional da área. O seminário foi idealizado a partir de um projeto universal aprovado pela CAPES, cujo objetivo é mapear pesquisas stricto sensu desenvolvidas na Amazônia Legal Brasileira ao longo dos últimos 30 anos.

    Segundo Vizoli, o evento teve como propósito integrar pesquisadores da Amazônia Legal e apresentar um panorama inicial das pesquisas realizadas, promovendo reflexões que possam subsidiar a implementação de políticas públicas e o desenvolvimento de novos programas de pós-graduação, como mestrados e doutorados. "Realizaremos no próximo ano um segundo seminário, aprofundando as reflexões e verificando tendências teóricas, metodológicas e epistemológicas das pesquisas mapeadas", destacou o professor, ressaltando o impacto positivo dessa iniciativa para a área.

    A professora Isabel Lucena, da UFPA, ressaltou a importância das políticas públicas para formação inicial e continuada de professores de Matemática, destacando que os avanços na Educação Matemática estão diretamente ligados ao investimento na formação docente.

    Com 363 participantes (247 online e 116 presenciais), o evento também trouxe uma programação variada, que foi elogiada pelos estudantes. “Gostei muito das oficinas e da oportunidade de aprofundar minha formação docente”, comentou Vitor Manuel, acadêmico de Licenciatura em Matemática da UFT.

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    ETEM

    Paralelamente, de 12 a 16 de novembro, ocorreu o III Encontro Tocantinense de Educação Matemática (ETEM), com o tema "Formação e trabalho do professor-pesquisador em Educação Matemática". O objetivo do encontro foi fomentar a troca de experiências entre professores e pesquisadores, contribuindo para o fortalecimento da área.

    Coordenado pelo professor Dailson Costa, o evento contou com 511 inscritos (355 online e 156 presenciais), além de uma programação repleta de palestras, minicursos, comunicações científicas e mesas-redondas. “Foi o maior evento que já organizamos no Tocantins, e fico feliz pelo impacto que tivemos entre os participantes”, declarou Costa, agradecendo à equipe e aos apoiadores.

    A professora Monica Morais destacou a diversidade do público, com representantes de todos os estados do Brasil, o que superou as expectativas da organização. “Nosso objetivo é influenciar e melhorar o ensino de Matemática no estado, e acredito que demos um grande passo nesse sentido”, comentou.

    Entre os participantes, Joaquim Simões Xerente, estudante de Matemática da UFNT, elogiou a experiência: “Foi incrível! Pude participar de minicursos e conhecer professores de outros estados. Com certeza, isso fortaleceu minha caminhada acadêmica”.

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    Futuro

    Os dois eventos marcaram um momento importante para a Educação Matemática no Tocantins, destacando a UFT como protagonista na articulação de discussões relevantes para a área. A organização já planeja novas edições para aprofundar as reflexões e ampliar as contribuições para o ensino e a pesquisa em Matemática na região e no país.


    Tags:  Arraias,  Matemática.  
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