Esse site utiliza cookies
Câmpus de Arraias sedia os maiores eventos de Educação Matemática do Tocantins
Entre os dias 11 e 16 de novembro de 2024, o Câmpus de Arraias da Universidade Federal do Tocantins (UFT) recebeu dois importantes eventos: o I Seminário de Pesquisa em Educação Matemática na/da Amazônia (ISPEM) e o III Encontro Tocantinense de Educação Matemática (ETEM). Realizados de forma híbrida, os eventos reuniram pesquisadores, professores e estudantes de diferentes regiões do Brasil, consolidando-se como os maiores encontros da área já promovidos no estado.
ISPEM
Realizado de 11 a 14 de novembro, o ISPEM trouxe como tema "Três décadas de pesquisas stricto sensu em Educação Matemática na Amazônia". O evento abordou questões relacionadas às políticas públicas para formação de professores, aos processos de ensino e aprendizagem em contextos amazônicos e ao panorama de pesquisas realizadas entre 1992 e 2022 na região.
O professor Idemar Vizolli, coordenador do ISPEM, explicou que o evento foi resultado de uma série de ações promovidas pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática, culminando na criação do Programa de Educação Matemática em Rede no Estado do Tocantins. O programa envolve a UFT, a UFNT, o IFTO e a Unitins, e tem como objetivo potencializar o desenvolvimento da Educação Matemática no estado, inserindo o Tocantins no cenário nacional da área. O seminário foi idealizado a partir de um projeto universal aprovado pela CAPES, cujo objetivo é mapear pesquisas stricto sensu desenvolvidas na Amazônia Legal Brasileira ao longo dos últimos 30 anos.
Segundo Vizoli, o evento teve como propósito integrar pesquisadores da Amazônia Legal e apresentar um panorama inicial das pesquisas realizadas, promovendo reflexões que possam subsidiar a implementação de políticas públicas e o desenvolvimento de novos programas de pós-graduação, como mestrados e doutorados. "Realizaremos no próximo ano um segundo seminário, aprofundando as reflexões e verificando tendências teóricas, metodológicas e epistemológicas das pesquisas mapeadas", destacou o professor, ressaltando o impacto positivo dessa iniciativa para a área.
A professora Isabel Lucena, da UFPA, ressaltou a importância das políticas públicas para formação inicial e continuada de professores de Matemática, destacando que os avanços na Educação Matemática estão diretamente ligados ao investimento na formação docente.
Com 363 participantes (247 online e 116 presenciais), o evento também trouxe uma programação variada, que foi elogiada pelos estudantes. “Gostei muito das oficinas e da oportunidade de aprofundar minha formação docente”, comentou Vitor Manuel, acadêmico de Licenciatura em Matemática da UFT.
ETEM
Paralelamente, de 12 a 16 de novembro, ocorreu o III Encontro Tocantinense de Educação Matemática (ETEM), com o tema "Formação e trabalho do professor-pesquisador em Educação Matemática". O objetivo do encontro foi fomentar a troca de experiências entre professores e pesquisadores, contribuindo para o fortalecimento da área.
Coordenado pelo professor Dailson Costa, o evento contou com 511 inscritos (355 online e 156 presenciais), além de uma programação repleta de palestras, minicursos, comunicações científicas e mesas-redondas. “Foi o maior evento que já organizamos no Tocantins, e fico feliz pelo impacto que tivemos entre os participantes”, declarou Costa, agradecendo à equipe e aos apoiadores.
A professora Monica Morais destacou a diversidade do público, com representantes de todos os estados do Brasil, o que superou as expectativas da organização. “Nosso objetivo é influenciar e melhorar o ensino de Matemática no estado, e acredito que demos um grande passo nesse sentido”, comentou.
Entre os participantes, Joaquim Simões Xerente, estudante de Matemática da UFNT, elogiou a experiência: “Foi incrível! Pude participar de minicursos e conhecer professores de outros estados. Com certeza, isso fortaleceu minha caminhada acadêmica”.
Futuro
Os dois eventos marcaram um momento importante para a Educação Matemática no Tocantins, destacando a UFT como protagonista na articulação de discussões relevantes para a área. A organização já planeja novas edições para aprofundar as reflexões e ampliar as contribuições para o ensino e a pesquisa em Matemática na região e no país.